APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fábio Ramalho

Fábio Ramalho

Apresentador do Hoje em Dia RJ, da TV Record. Brasiliense, mudou-se para o Rio em novembro de 2005

Fábio Ramalho nasceu em 5 de março de 1975, em Brasília (DF). É jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (UniCeub/DF), em 1993.

Começou a carreira trabalhando como estagiário em agências de assessoria de imprensa. Ainda como estagiário, trabalhou na antiga TV Nacional (hoje TV Brasil), em Brasília. Foi selecionado para integrar o time de reportagem da TV Brasília (ex-TV Manchete) logo após a formatura.

Participou de coberturas políticas, circulando pelos corredores do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e dos ministérios em busca de informações. Logo, começou a participar da bancada dos telejornais da casa e, um ano depois, tornou-se titular do programa semanal Brasília Presente Futuro. Firmou-se como apresentador e âncora no telejornal Brasília Notícias, produzido na década de 1990, praticando o que chama de jornalismo comunitário: não basta comunicar, é necessário participar da resolução dos problemas apresentados.

Depois de três anos na TV Brasília, passou pela Rede Bandeirantes e pelo SBT. Na Rede Record, trabalhou inicialmente como editor de texto do Fala Brasil. Em pouco tempo, porém, foi escalado para ser o repórter oficial das entradas ao vivo no programa. Começou, também, a apresentar o Fala Brasília para a Record Internacional.

Em novembro de 2005, mudou-se para o Rio de Janeiro para comandar o RJ Record, que apresentaria por cinco anos, ao lado, inicialmente, de Carla Ceccato, e depois de Márcia Peltier, Cristina Berndt, Liane Borges e Letícia Levy. Na última fase do programa, passou a apresentá-lo sozinho, época em que criou o bordão: ‘Tá na minha tela, ‘tá na sua tela.

Paralelamente, passou a comandar os blocos cariocas do Record em Notícias, NBlogs (na Record News) e o quadro Direto da Redação, do telejornal Hoje em Dia, ao lado de Britto Júnior. Durante os plantões em São Paulo, apresenta o Fala Brasil e o Record em Notícias. O sucesso de sua participação no Hoje em Dia acabou gerando a criação de um bloco de 40 minutos todo produzido no Rio de Janeiro – o Hoje em Dia RJ –, que apresentou ao lado de Mariana Leão, de novembro de 2010 a dezembro de 2011.

Mantém o blog Fábio Ramalho, alocado no portal R7, desde abril de 2010.

Ganhou o Prêmio ACDF de Jornalismo 1999, promovido pela Associação Comercial do Distrito Federal.


Atualizado em janeiro de 2012.
Fontes:
Arquivo Jornalistas&Cia.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)