APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fabio Silvestre Cardoso

Fabio Silvestre Cardoso

Professor na Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, jornalista, ensaísta, crítico cultural, com especialização em política internacional e mestrado em Comunicação Contemporânea. Foi editor da Digestivo Cultural, seus textos já fizeram do Jornal do Brasil e do Dicta&Contradicta. Assina o podcast Rio Bravo Investimentos, está em pautas de empreendedorismo e tecnologia para a revista Gestão&Negócios e é colaborador do jornal Rascunho.

Fabio Silvestre Cardoso é bacharel em Jornalismo, Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi/SP desde 2002. Em 2004 tornou-se Especialista em Política e Relações Internacionais, International Relations and Affairs pela Fundação Escola de Sociologia e Política - São Paulo. Concluiu Mestrado em Comunicação Contemporânea, Cinema e crítica de cultura em 2012, pela Universidade Anhembi Morumbi e é doutorando pela Universidade de São Paulo em Integração da América Latina, com término previsto para 2017.

Foi revisor de textos na Steno Broadcasting de setembro de 2000 a outubro de 2001. Desde 2003 como atua também crítico cultural.

Na passagem por Digestivo Cultural deixou a marca como editor-assistente (entre julho de 2005 e a agosto de 2006), num site que é referência em cultura na internet brasileira e faz jornalismo cultural em críticas de livros, discos, filmes, peças, programas, exposições, publicações, sites e até restaurantes.

Nessa trajetória cultural assinou também o Conhecimento Prático-Filosofia (tendo sido editor entre 2008 e 2009); para o Jornal do Brasil (entre 2009 e 2010) e outras publicações na internet, como a Dicta&Contradicta (para a qual foi correspondente durante a Festa Literária de Paraty de 2011) e o Coletivo Amálgama (desde 2012).

Além de escrever desde dezembro de 2012, em pautas de empreendedorismo e tecnologia para a revista Gestão&Negócios (ed. Escala), é colaborador do jornal Rascunho (tendo participado das duas coletâneas de entrevistas da publicação: As Melhores Entrevistas do Rascunho – Volumes 1 e As Melhores Entrevistas do Rascunho – Volume 2, ambas editadas pela arquipélago).

A partir de fevereiro de 2004 passou a se dedicar à carreira acadêmica como professor jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Leciona na faculdade há mais de dez anos.

Fabio Silvestre Cardoso assumiu em março de 2014 a produção e apresentação do podcast Rio Bravo, substituindo Geraldo Samor. No Rio Bravo apresenta entrevistas com CEOs, CFOs líderes, economistas, pensadores e empreendedores e outros convidados sobre temas do mercado financeiro. O informativo semanal tem transmissão pelo SoundCloud, no iTunes, no Facebook da Rio Bravo.

Os temas da Rio Bravo também estão disponíveis no blog de economia olharobliquo. O blog discute “os cantos obscuros do mercado, o impacto das políticas públicas na visão dos gestores e economistas da Rio Bravo Investimentos” conforme explica no post de apresentação.

Professor Fabio assina o Blog do FSC ~ Fabio S. Cardoso, sobre Literatura, com ensaios, artigos e resenhas das obras de escritores inesquecíveis.

 

 

Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.riobravo.com.br/podcasts/default.aspx

http://br.linkedin.com/pub/fabio-silvestre-cardoso/58/55a/845

http://fabioscardoso.wordpress.com/

http://www.digestivocultural.com/editoriais/release.asp?codigo=172&titulo=FAQ_Digestivo

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)