Fábio Takahashi

    Fábio Takahashi é, desde 2001, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, de São Bernardo do Campo (SP).
     
    Em março do mesmo ano começou sua trajetória na imprensa como redator e editor assistente do portal Terra Networks (SP), onde permaneceu até maio de 2003.
     
    Passou a repórter da Folha de S.Paulo (SP) em setembro de 2003, na capital paulista.
     
    Desde fevereiro de 2016 atua como editor-adjunto da editoria de Treinamento. É um dos responsáveis pela coordenação do programa de trainees do jornal e por produzir reportagens sobre Educação. Em agosto de 2016, passou a morar em Nova York (EUA), para desfrutar de bolsa para pesquisa de Jornalismo de Educação na The Spencer Education Journalism Fellowship, da Universidade de Columbia. Foi o primeiro jornalista estrangeiro a ser aprovado para o programa, que tem duração de dez meses. O resultado da pesquisa será focado em currículo e escolas charters e será publicado na Folha.
     
    Foi um dos vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo 2014, na categoria Impresso Nacional, com a reportagem Gastos fora de controle nas universidades de São Paulo, elaborada com Mario Cesar Carvalho e Eduardo Geraque e publicada na Folha de S.Paulo. Bisou a premiação no ano seguinte, desta vez na principal categoria: o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2015. Novamente com Mario Cesar Carvalho e com Severino Mota, produziu a matéria A Inédita Folha de Pagamentos da USP.
     
    Participou ativamente da criação da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), concretizada em junho de 2016, onde atua como vice-presidente.
     
    É casado com a escritora e jornalista Renata Cafardo, com quem tem dois filhos.
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 1.040