APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fábio Vasconcellos

Fábio Vasconcellos

Especialista em Jornalismo de Dados, traz na bagagem três Prêmios Esso de Jornalismo e coleciona outros 10, entre eles, dois Instituto Prensa y Sociedad, um Vladmir Herzog e um J&Cia/HSBC de Sustentabilidade. As reportagens foram desenvolvidas para o jornal O Globo, veículo no qual trabalha desde 2000

Fábio Vasconcellos é formado em Jornalismo Universidade Estácio de Sá, tem um doutorado em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj/Uerj) e um mestrado em Comunicação Social pela Uerj.
 
Iniciou a carreira em 1999, como repórter de Cidades do Jornal do Brasil. Em 2000, passou para o jornal O Globo, onde fez reportagens de Cidades e de perfil investigativo. Por estas reportagens, ganhou vários prêmios e foi destaque na mídia nacional.
 
Ganhou o Prêmio Embratel 2008, na categoria Jornalismo Investigativo, pela matéria A ditadura nas favelas, com Carla Rocha, Dimmi Amora, Sergio Ramalho, Paulo Motta, Angelina Nunes, Mauro Ventura, Bernardo Mello Franco, Paula Autran, Jailton de Carvalho e Ruben Berta. A reportagem fala sobre as regras impostas pelos traficantes dentro das comunidades da cidade do Rio de Janeiro. A mesma matéria ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo 2009, na categoria Regional 3.
 
Pela matéria Os brasileiros que ainda vivem na ditadura, ganhou, junto com os jornalistas Sergio Ramalho, Carla Rocha, Dimmi Amora, Paulo Motta e Angelina Nunes, o Prêmio Vladmir Herzog de Direitos Humanos, na categoria Jornal. As matérias comparam os direitos suprimidos na época do regime militar brasileiro (1964-1985) e os acontecimentos mais recentes (2007) nas favelas do Rio de Janeiro. Durante quatro meses, o grupo pesquisou histórias e testemunhos dos moradores que vivem sob o regime do terror imposto pelo tráfico, milícias e policiais.
 
Em 2010, Vasconcellos ganhou o Prêmio HSBC/Jornalistas&Cia de Imprensa e Sustentabilidade pela categoria Mídia Nacional, junto com os jornalistas Claudio Motta Rodrigues da Silva e Carla Rocha, pelo caderno Caminhos da América, no qual o Brasil é enfocado de forma inovadora, no contexto latino-americano, sob vários aspectos da sustentabilidade, de maneira transversal.
 
No mesmo ano foi finalista do Prêmio Embratel 2010 com a série Democracia nas Favelas. A mesma reportagem conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo em 2010. E em 2012 com a série Veneno em Doses Diárias foi Prêmio SindhRio 2012.
 
Em 2016  Fábio Vasconcellos, especialista em Jornalismo de Dados, segue trabalhando no jornal O GLOBO. Assina com Gabriela Allegro o blog Na base dos dados, no site do jornal. Aborda temas e assuntos relacionados ao jornalismo guiado por dados no Brasil e de outros países. Disponibiliza bases de dados, apresenta análises, gráficos, infográficos e reportagens produzidos pela equipe do jornal O Globo.

 

 
 
Atualizado em Janeiro/2016 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)