APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fabrício Vitorino

Fabrício Vitorino

Editor-chefe do TechTudo. Há quatro anos à frente do Portal de Tecnologia da Globo.com, coordenou a mudança editorial do site, hoje líder do segmento tecnologia no Brasil. Foi editor de capa da home da Globo.com durante 6 anos, onde participou da reestruturação do portal. Antes, foi repórter e subeditor do JB Online, do Jornal do Brasil, onde cobriu cidade, internacional e esportes.

Fabrício Vitorino é formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Letras, Português-Russo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização na Universidade Estatal de Moscou, mestre em Língua, Cultura e Literatura Russa pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente cursa o doutorado na mesma área. Sua linha de pesquisa é literatura e jornalismo na Rússia no século XIX. Paralelamente, também se dedica ao estudo de Content Strategy e New Journalism, com especializações realizadas no Brasil e no exterior.

Começou a carreira no final dos anos 1990, como assessor de comunicação do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Em seguida, foi diagramador e repórter da Revista Construir. Também foi repórter do portal sobre a cafeicultura no Brasil, o Coffee Business. Na sequência, foi assessor de comunicação da Qualitymark Editora, especializada em Recursos Humanos, Qualidade, Finanças, Responsabilidade Social e Educação.

Após um período morando na Rússia, onde cursou uma especialização na Universidade Estatal de Moscou, seguiu para o JB Online, primeiro jornal brasileiro na web. No "Jotinha", foi repórter de cidade, cobriu internacional e esportes, foi editor de capa e subeditor do site.

Em 2006 mudou-se para a home da Globo.com, que reestruturava as operações de seu portal, que entrou no ar em março do mesmo ano. Ali, acompanhou a criação de gigantes como G1, Ego, Gshow, além do crescimento do Globoesporte.com e dos parceiros da Globosat (Multishow, GNT, Viva) e Editora Globo. Durante todo esse tempo, Fabrício sempre procurou colaborar com os "sites da casa", seja escrevendo matérias, seja repassando pautas.

Em 2012, se tornou editor-chefe do TechTudo, portal de tecnologia da Globo.com, onde coordenou a mudança editorial do site. Em um ano, o TechTudo assumiu a liderança de technology news no Brasil. Cobrindo o setor, participou dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, como CES Las Vegas, MWC Barcelona, Apple WWDC, IFA Berlim, além de inúmeros outros pelo Brasil e pelo mundo.

Fã de viagens, Fabrício já esteve em mais de 160 cidades, em 29 países. Com destaque para a ferrovia Transiberiana, em 2012, quando cruzou a Rússia, de trem, por 40 dias, de Moscou a Vladivostok. Sua outra paixão, a cultura russa, se tornou um blog, o Falando Russo, que já foi hospedado no IG, na Abril e hoje conta com domínio próprio - embora esteja temporariamente paralisado.

Seus dois maiores "projetos", no entanto, estão longe do jornalismo, das salas de aula e dos aviões. João, nascido em outubro de 2011, e Theo - que veio ao mundo duas vezes: em fevereiro de 2014 e em maio do mesmo ano.

 

Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista

https://br.linkedin.com/in/fabriciovitorino 

blog, Falando Russo, sobre a cultura, política e notícias da Rússia (temporariamente paralizado)
 
http://www.falandorusso.com, acessado em fevereiro/2012.
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)