APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fátima Abreu

Fátima Abreu

Diretora de programação da rádio FM Assembleia do Ceará, cujo projeto de criação desenvolveu e que coordena com as apresentações de dez programas fixos que se compõe com as transmissões ao vivo dos trabalhos da instituição. Passou pelo jornal e rádio O Povo e mantém o blog ‘Pensar’. A rádio conquistou pela 3ª vez o Prêmio Gandhi de Comunicação.

Fátima Abreu é natural de Fortaleza, capital do Ceará. Nasceu no dia quatro de março de 1955. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e se formou no ano de 1979, na terceira turma do curso de Comunicação Social da UFC.

Trabalhou em agências de propaganda em Fortaleza, estagiou no Jornal O Povo e atuou como repórter por 18 anos, na rádio O Povo, que depois tornou-se Povo/CBN. Ficou no grupo Povo entre 1982 e 1999.

Começou no rádio no ano de 1978, antes de concluir o curso de jornalismo. Inicialmente na rádio Iracema de Fortaleza, como locutora, apresentando o programa Encontro à Beira-Mar, que ia ao ar sempre à meia noite com poesias escritas por ela e músicas românticas nacionais e internacionais.

A trilha de abertura do programa, conta “eu gravava pela manhã escondido da minha mãe, que não queria que eu trabalhasse enquanto estudante. Era a música Beira Mar de autoria do cantor e compositor cearense, Ednardo. Fui descoberta: minha irmã Socorro todos os dias me ouvia e fui reconhecida. Minha mãe soube, mas fui aclamada. Tive a aceitação da família”.

Na rádio do grupo O Povo, Fátima redigiu para noticiários, fez reportagens de rua, coordenou o jornalismo e, por último dirigiu a emissora.

Criou o projeto de programação para a rádio FM Assembleia 96.7, a primeira de um Legislativo Estadual do País. Depois, passou a conduzir a programação da emissora que teve início no dia seis de novembro de 2007.

A jornalista permanece na rádio, em 2013, onde dirige uma produção extensa. São dez programas fixos: seis musicais: Brasilidade, Gonzagando, Qual é o Tom do Ceará?, Sons dos Festivais, Abluesando e Frank Sinatra e Amigos; um literário Autores e Ideias, e a grade de jornalismo e variedades, com o programa Brasilidade por Narcélio Limaverde,  Notícias do Ceará e Reportagem Especial. A programação da rádio FM Assembleia do Ceará também inclui as transmissões, ao vivo, das sessões plenárias e debates realizados no Complexo de Comissões Técnicas.

Para tocar todo este projeto criado e desenvolvido por Fátima a emissora conta com uma equipe formada por 40 pessoas entre jornalistas, sonoplastas, locutores e comunicadores.

No ano de 2009, a rádio e equipe foram vencedores do prêmio Gandhi da Agência da Boa Notícia, com a campanha Os Grandes Nomes da Humanidade.

Antes de se dedicar à radio, Fátima trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Nesse período, cobria as sessões plenárias e reuniões de comissões técnicas, o que a permitiu conhecer de perto o trabalho parlamentar e apresentar as atividades da Casa na rádio. Foi com as habilidades conquistadas nessa época que ela se preparou para os desafios da rádio.

Mantém o blog Pensar, que no título já se apresenta: “Para não perder no discurso do outro, do próximo, tento encontrar o meu”. No blog estão os poemas e crônicas, que identifica no índice como “cronicando”; e textos que libertam imagens da vida no dia a dia.

Sobre a trajetória na imprensa reflete: “O jornalismo sempre foi a minha paixão, mas antes o sonho era fazer reportagens especiais para revistas nacionais. Mas, não cheguei a viver esse sonho, casei ainda universitária, tenho três filhos, a minha filha do meio, Érica também é jornalista e tenho três netos: Victor, Cecília e Mariana”.

A equipe da rádio FM Assembleia (96,7MHz) ganhou em novembro de 2015 mais um Prêmio Gandhi de Comunicação pela reportagem especial: Para cultivar margaridas, que trata da luta das trabalhadoras rurais. A série especial é uma produção de Fátima Abreu e Tarciana Campos, com edição de Nabucodonosor Queiroz, Ronildo Lins e direção de Ronaldo César. A série de cinco matérias foi ao ar de 22 a 26 de junho de 2015.

O Prêmio Gandhi é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não-Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular a Cultura de Paz, através da Comunicação. Esta é a terceira vez que a FM Assembleia conquista o primeiro Prêmio. Em 2014, a emissora venceu com a reportagem especial O Direito de Ser Criança, produzido pela mesma equipe.

 

 

 

Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.al.ce.gov.br/index.php/destaques-do-site/item/47437-12-11-2015-redacao02

Informações conferidas pela jornalista.

http://br.linkedin.com/pub/f%C3%A1tima-abreu/2a/27b/674

http://fabreu.blogspot.com.br/

http://www.al.ce.gov.br/index.php/equipe

 

 

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)