APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fátima de Oliveira

Fátima de Oliveira

Jornalista profissional com vasta experiência em jornalismo impresso. Escritora infantil, é autora dos livros “Boni, um Cachorro Real” e “A Leoa Toquinha”. Foi premiada como Melhor Repórter de Cidades em 2005 e, atualmente, é repórter no Jornal Aqui BH do Diários Associados.

Aparecida Fátima de Oliveira nasceu em Piumhi, Minas Gerais. Aos dez anos, mudou com a família para a capital mineira. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH). É mestre em Educação, Linguagem e Organizações Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e possui pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial (PUC/MG) e em Novas Tecnologias (Uni-BH).

Iniciou a carreira profissional como repórter do Jornal de Minas, onde atuou na cobertura policial, no caderno de Gerais e como Editora de Artes, Cultura e Educação. Nessa mesma época, também fazia reportagens para a Revista Tudo Comércio & Indústria.

Entre 1980 e 1983, atuou em emissoras de Rádio, como a Rádio Guarani FM, onde fez as coberturas das eleições estaduais, e a Rádio Itatiaia, onde atuou como locutora no Programa Rádio Vivo.

No ano de 1984, trabalhou, durante seis meses, na Chefia de Reportagem da TV CBH, no canal 30.

Durante 25 anos, foi repórter do jornal Diário da Tarde e, na sequência, atuou como pauteira e produtora.

Fátima fez diversos cursos de atualização, participou de vários congressos na área e atuou como freelancer em jornais, revistas e periódicos em geral, além de produzir mostras de arte, divulgar eventos de educação, cultura e shows em geral.

Também possui experiência como Assessora de Imprensa em diversas instituições, como a Galeria Guignard, o Conselho Regional de Contabilidade, a União dos Varejistas de Minas Gerais, o Sindicato dos Alfaiates e Costureiras de Minas, a Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral, a  Câmara Municipal de Belo Horizonte, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Gabinete do prefeito), a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2005, foi eleita a Melhor Repórter de Cidades, sendo agraciada com o Prêmio PQN de Ouro.

É autora do livro infanto-juvenil “Boni, um Cachorro Real” (2003), único livro do gênero, no país, que trata o tema da Estrada Real e única obra editada em Braille. Também é autora do livro “A Leoa Toquinha”, publicado em 2000 pela gráfica e editora VBR.

Fátima atuou como diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais por três mandatos e desenvolveu diversos projetos de saúde e previdência privada para o trabalhador da área. Também foi diretora executiva do DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Econômicos, Sociais e Estatísticos) e diretora da ONG canadense “About Face”, onde desenvolveu várias ações envolvendo pessoas com diferenças e deficiências diversas.

Atualmente, trabalha como repórter de Cidades do Jornal Aqui BH (do grupo Diários Associados) e colabora com o blog do jornalista José Carlos Alexandre, um espaço onde são abordados assuntos diversos, com enfoque em política.

 

 

Atualizado em 06 de março de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

http://josecarlosalexandre.blogspot.com/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)