APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fátima Souza

Fátima Souza

Atua na área policial e investigativa. Escritora e editora de site, acumula passagens pelo Diário de S.Paulo e pelas emissoras paulistanas TV Bandeirantes, Band AM e TV Cultura. Desde 2005 é repórter policial na TV Record de São Paulo; em 2010 lançou o site, SP Agora. É autora do livro PCC, A Facção e ganhadora de quatro Prêmios Vladimir Herzog

Fátima Souza nasceu em São Paulo (SP). É formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP) desde 1982.

Iniciou a carreira na área em 1982 como repórter de Assuntos Gerais na TV/SBT (SP). Após trabalhar por alguns anos na emissora, acumulou passagens pelo Diário de S.Paulo (SP) e nas emissoras TV Bandeirantes (SP), Band AM (SP) e TV Cultura (SP), nas quais se destacou pela realização de coberturas dos principais casos policiais do País, da realidade do sistema carcerário brasileiro e da CPI do Sistema Carcerário.

Foi a primeira repórter a denunciar, em 1997, a existência do Primeiro Comando da Capital (PCC), a facção criminosa que atua nas cadeias e fora delas. Na época, designada pela TV Bandeirantes para fazer reportagens nos grandes presídios da capital paulista, a jornalista deu o maior furo de reportagem da carreira, embora tenha sido desmentida em seguida pelo Governo do Estado, que tentou esconder o problema enquanto foi possível.

Recebeu quatro Prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, todos na categoria TV-Reportagem, os três primeiros com as reportagens policiais produzidas na TV Bandeirantes. O primeiro foi uma Menção Honrosa, recebida em 1994, pela matéria Adolescentes em perigo; o segundo, outra Menção Honrosa, em 1995, pela reportagem Corrupção no sistema penitenciário; em 1999, foi premiada pela matéria Medo na sala de aula; e, em 2006, já pela TV Record, com Emerson Ramos e Percival de Souza, levou novamente o prêmio, pela série Esquadrão da Morte.

É autora do livro PCC, A Facção (Record, 2007). Na obra, contou como manteve contato direto durante anos com os principais líderes do PCC, que não hesitaram em lhe fornecer informações detalhadas sobre o grupo, e trouxe relatos impressionantes sobre como, de dentro das prisões, os criminosos comandam o funcionamento do tráfico de drogas nas favelas, sequestros, roubos, fugas e assassinatos.

Desde 2005 atua como repórter policial na TV Record (SP). Em 2010, lançou o site SP Agora - A notícia em tempo real, na qual atua como a editora responsável; o veículo traz as notícias de polícia do dia a dia, matérias especiais e reportagens exclusivas, como o vídeo O Grito das Prisões, que mostra a cruel realidade das cadeias brasileiras.

Há cerca de dez anos ministra cursos de formação na área de Jornalismo Policial no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (Sjsp).


Atualizado em agosto/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:
http://www.spagora.com.br, acessado em agosto/2012
Enviado mensagem solicitando confirmação dos dados em 20/8/2012

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)