APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Faustão - Fausto Silva

Faustão - Fausto Silva

Apresentador do programa de auditório com maior audiência da televisão brasileira, no ar desde março de 1989. Trabalhou como repórter de campo nas rádios Jovem Pan e Globo

Fausto Corrêa da Silva, o Faustão, nasceu em 2 de maio de 1950, em Porto Ferreira (SP). Abandonou no quarto ano o curso de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Aos quinze anos, começou a carreira atuando como repórter da rádio Centenário (SP), de Araras. Ficou cinco anos entre as rádios Cultura (SP) e Brasil (SP), de Campinas, parte deles comandando o programa New Pop International.

Em 1970, atendendo convite do apresentador de rádio e televisão Blota Júnior, chegou à capital paulista, contratado pela Rádio Record (SP) para ser redator e apresentador do Jornal da Noite. Na ocasião, participou das coberturas dos incêndios dos edifícios Andraus e Joelma. Começou também a trabalhar com esporte, principalmente futebol.

Foi na rádio Jovem Pan (SP), porém, a partir de 1971, que se tornou conhecido como repórter de campo, cobrindo as partidas in loco. Na ocasião, começou a trabalhar também em O Estado de S.Paulo, como repórter esportivo, atuando no jornal até 1984.

Trocou de emissora em 1977: acompanhando Osmar Santos, que comandava a equipe de esportes da Jovem Pan, transferiu-se para a rádio Globo, ainda como repórter de campo. Exercendo a função, viajou pela América do Sul, Europa e Oriente Médio, cobriu duas Copas do Mundo de Futebol e várias Copas Libertadores da América. No final de 1982, chegou a ser comentarista de esportes do programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo (SP).

Foi nos anos 1980 que sua carreira tomou novo rumo. De repórter do programa de variedades Balancê, apresentado por Osmar Santos na rádio Excelsior, do Sistema Globo, passou a suplente de apresentador, acabando por assumir o comando do programa em 1983, quando o titular decidiu priorizar projetos ligados à televisão.

À frente do Balancê, Fausto Silva pode acentuar a comicidade algo escrachada que deixava latente nas participações em entrevistas e contatos com os ouvintes, bem como aperfeiçoar a sua capacidade de improvisar sobre qualquer tema ou situação. Logo, o programa ganhou um auditório – o da Palhaçaria Pimpão, no bairro de Santa Cecília, com capacidade para cem pessoas – e virou fenômeno da noite paulistana.

Impressionado, Goulart de Andrade, após passar pelo Balancê, propôs sua migração para a TV, como quadro de seu próprio programa, na TV Gazeta (SP). Surgiu, assim, o Perdidos na Noite, que, em março de 1984, passou a ir ao ar nas madrugadas de sábado para domingo na capital paulista. Em setembro, o programa de Goulart transferiu-se para a TV Record e o Perdidos na Noite assumiu direção própria.

Em 1986, já tendo conquistado crítica e audiência, o programa passou a ser transmitido em rede nacional pela TV Bandeirantes. Aproveitando a popularidade, apresentou, também na emissora, o programa Safenados e Safadinhos, voltado ao público infantil, que teve curta duração. Disputado por todas as redes, o apresentador acabou aceitando a proposta da Rede Globo para comandar um novo programa de auditório nas tardes de domingo.

Estreou sua nova passagem pela emissora, porém, apresentando o Camarote do Faustão, entrevistando personalidades durante o Carnaval de 1989. Em março, estreou o Domingão do Faustão, um dos mais longevos programas da televisão brasileira, ainda no ar, sempre com boa audiência.

Em 1991, tentou carreira de ator no cinema, com o filme Inspetor Faustão e o Mallandro, de Mário Márcio Bandarra. Em julho de 2009, pesando cerca de 130 quilos, submeteu-se a uma cirurgia de redução de estômago, com o objetivo de perder de 20 a 30 quilos e, assim, combater problemas de pressão e diabetes. Comemorou a milésima edição do programa em 2008.

É irmão da diretora de TV Leonor Correa. É casado com a jornalista Luciana Cardoso. Torce para o Santos Futebol Clube.


Atualizado em fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)