APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernanda Santos

Fernanda Santos

Chefe de redação do jornal New York Times em Phoenix/USA, que abrange os estados de Arizona e Novo México. É uma jornalista brasileira a atuar na redação do New York Times. Já passou por outras publicações impressas dos Estados Unidos.

Fernanda Santos é nascida em Salvador/BA, e morou na cidade até os 11 anos, vivendo depois por muito tempo no Rio de Janeiro, onde se formou em Comunicação Social pela PUC do Rio de Janeiro, em 1995.

Mudou-se para os Estados Unidos logo depois, onde foi mestre em jornalismo impresso pela Boston University, em 1998.

Iniciou a carreira como repórter da revista de comunicação empresarial da Odebrecht, ainda no Brasil. Já nos Estados Unidos, trabalhou nos jornais impressos Daily News (Nova York), The Eagle-Tribune (Massachusetts) e The Union-News e Sunday Republican (também em Massachusetts).

Desde 2005 é repórter do New York Times (NYT), onde no início fez parte da equipe Metropolitana, cobrindo os estados de Nova York, Connecticut e Nova Jersey. Neste período, realizou matérias sobre o sistema de educação pública de Nova York, com 1 milhão de alunos e 1.700 escolas. Também redigiu textos sobre bem-estar social, imigração, política, crime e o dia-a-dia em comunidades rurais no estado de Nova York.

Também em 2005, Fernanda Santos foi uma das oito jornalistas baseadas nos Estados Unidos escolhidas para participar do International Reporting Project, um programa que financia projetos de reportagem no exterior. Ela escolheu ir para a Colômbia, onde explorou as razões por trás da queda de 50% na taxa de crimes violentos em Bogotá ao longo de dez anos.

Quase oito anos depois, em maio de 2012, tornou-se chefe de redação do jornal em Phoenix, e responde pela cobertura dos estados do Arizona e Novo México.

Além das reportagens convencionais, Fernanda escreveu matérias curiosas, entre as quais, uma sobre gêmeos siameses unidos pela cabeça, que chegou a mobilizar leitores e levantar 30 mil dólares para que a família pudesse pagar a cirurgia de separação. Outra, de apelo mais duvidoso, contou a história de uma cabra que vagava ao deus-dará em plena Nova York.

 

 

Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas.

http://gjol.blogspot.com.br/2011/11/fernanda-santos-do-new-york-times-na.html

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-21/esquina/meu-nome-nao-e-ferneeenda

http://redacao126.wordpress.com/2011/11/23/fernanda-santos-jornalista-do-the-new-york-times-faz-palestra-na-faculdade-de-comunicacao-da-ufba/

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/50627/fernanda+santos+unica+brasileira+no+nyt+assume+chefia+de+redacao+em+phoenix

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)