APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernanda Young

Fernanda Young

Escritora, atriz, roteirista e apresentadora de TV. Roteirizou célebres programas e seriados da TV Globo e quatro filmes. Foi colunista da revista Claudia/SP; apresentou três programas na GNT/SP e, desde maio de 2012, comanda um talk show na GNT paulista. É autora de uma dezena de romances.

Fernanda Maria Young de Carvalho Machado nasceu em Niterói (RJ) no dia 1º de maio de 1970. Mais conhecida como Fernanda Young na imprensa brasileira, frequentou tanto a Faculdade de Letras da UFF de Niterói quanto o Jornalismo na FACHA do Rio e, posteriormente, estudou Rádio e TV na FAAP, em São Paulo (SP), mas não concluiu nenhum dos cursos.

Com uma sólida formação literária muito jovem se dedicou aos livros na busca de aperfeiçoamento e influências; logo passou a escrever e, a partir de 1996, a publicar romances.

Antes de iniciar a carreira na área comunicação na TV, estreou, em 1989, como atriz da minissérie da Globo Iaiá Garcia e depois atuou no elenco da novela O Dono do Mundo, na emissora do Rio.

Mas foi em1995, após se mudar para São Paulo, que iniciou na área como roteirista do programa A Comédia da Vida Privada da TV Globo onde atuou até 1997. Este programa recebeu inclusive alguns prêmios, entre eles: o APCA 1995 e, no ano seguinte, foi eleito como o Melhor Programa de Séries e Seriados pela agência TV Press.

No ano seguinte, lançou o primeiro romance, Vergonha dos Pés, de uma série bibliográfica que hoje soma uma dezena de livros, a maioria amplamente divulgados na grande imprensa, sobretudo, devido às suas declarações controversas sobre cultura pop versus erudita e diversos temas.

Em 2001, após o lançamento do quarto romance, voltou a atuar como roteirista de televisão, e escreveu os textos de Os Normais, seriado da TV Globo que permaneceu no ar durante dois anos; em 2003 o seriado virou filme nacional.

Em 2002 fez sua estreia como apresentadora, ao lado da cantora Rita Lee, da jornalista Mônica Waldvogel e da atriz Marisa Orth, na primeira versão do programa feminino Saia Justa no canal a cabo GNTda Globosat, de São Paulo (SP). Esta versão ficou no ar por mais de um ano na emissora.

Entre 2004 e 2007 atuou como roteirista de vários programas e seriados na TV Globo: Os Aspones (2004); Super Sincero (2005) exibido no programa Fantástico; Minha Nada Mole Vida (2006-07) com três temporadas também transmitidas no Fantástico; e O Sistema (2007). No ano seguinte escreveu todo o especial de fim de ano da Globo e o seriado Nada Fofa; em 2010, roteirizou o Separação?! e, no ano passado, trabalhou no roteiro da temporada do programa Macho Man, todos realizados em parceria com o marido, o roteirista e escritor Alexandre Machado.

De 2005 a 2007 acumulou os trabalhos na TV com a atividade de colunista de variedades na revista Claudia da Editora Abril de São Paulo (SP).

Ainda em 2005 estreou o programa de entrevistas Irritando Fernanda Young, dedicado a bate-papo descontraído com personalidades, além de situações do cotidiano interpretadas pela apresentadora, exibido na GNT e que comandou até 2010.

Em cinema, foi roteirista de quatro filmes: o já mencionado Os Normais (2003), Bossa Nova (2000), Muito Gelo e Dois Dedos D'Água (2006) e Os Normais 2 (2009).

Como escritora é autora dos livros: Vergonha dos Pés (1996, Ediouro); A Sombra das Nossas Asas (1997, Editora Objetiva); Cartas Para Alguém Bem Perto (1998, Editora Objetiva); As Pessoas dos Livros (2000, Editora Objetiva); O Efeito Urano (2001, Editora Objetiva); Aritmética (2004, Ediouro); Dores do Amor Romântico (2005, Editora Rocco); Melhores Momentos de Os Normais (2005, Ed. Objetiva); Tudo o Que Você Não Soube (2007, Ediouro) e O Pau (2009, Editora Rocco).

Desde 2011 atua como colaboradora convidada do programa Todo Seu de Ronnie Von na TV Gazeta e, durante o ano anterior comandou, ao lado da atriz Luanna Jimenes, a atração na área de turismo e gastronomia Duas Histéricas, na GNT paulista.

Em maio deste ano estreou nesta emissora o Confissões do Apocalipse, um talk show sobre assuntos ligados à teoria do Calendário Maia, que acredita que o mundo realmente vai acabar em 21/12/2012.

Neste mês lançou o projeto livro-exposição Louca Debaixo do Branco em parceria com o jornalista, roteirista, poeta e curador de fotografia Diógenes Moura. O Livro foi lançado pela Editora Rocco e, ambas as obras, apresentam fotos, vídeos e poemas que investigam as manifestações amorosas com foco na personificação da noiva e suas representações: o dia do casamento, determinadas histórias de amor, dor, vida e morte. A exposição foi aberta em outubro de 2012, no MIS de São Paulo (SP).

 

Atualizado em outubro/2012- Portal dos Jornalistas.

Fontes:

http://www.facebook.com/pages/Fernanda-Young/314312608591079, acessado em outubro/2012,

Compartilhe |

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)