APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernando Calmon

Fernando Calmon

Eleito o '+Admirado da Imprensa Brasileira em 2014, líder na classificação específica para a Indústria Automotiva' em 2015 e de novo 'TOP 50' na eleição nacional. É Consultor em assuntos técnicos e de mercado na área automotiva, edita desde 1999 a coluna 'Alta Roda', publicada em mais de 100 jornais, revistas e sites brasileiros. Comanda a revista Top Carros.

Fernando Calmon nasceu em 25 de outubro de 1946, em Fortaleza (CE). É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), em 1971.
 
Iniciou a carreira de editor, comentarista, produtor e apresentador em 1967, na Rede Tupi de Televisão (RJ/SP), no programa Grand Prix. No ano seguinte começou a publicar matérias na imprensa escrita, mais precisamente no Jornal do Commercio (RJ), onde manteve uma coluna sobre a indústria automotiva até 1971. Chegou às revistas em 1970, passando a escrever para O Cruzeiro as novidades sobre carros nacionais e estrangeiros.
 
De lá para cá, publicou matérias nos jornais Diário de São Paulo, Diário da Noite, Jornal dos Sports e Gazeta Mercantil, nas revistas Anuário Motores, Auto Esporte (que dirigiu por 12 anos), Popular Science, 4x4 & PickUp, Motorshow, Carga, Manchete, Tecnologia Automotiva/AEA, Automotive World, Ícaro, Carro, Salões de Automóveis, Dream Cars, Automóveis Antigos, Motos de Sonho, Fusca & Cia, Salões de Motos, Fúria e Miniaturas e Modelos, Automotive Businness e 4x4 & Cia, na rádio Difusora (SP), nas redes de televisão Manchete, SBT, Record, OM e Bandeirantes e nos blogs e sites Alta Roda, AutoZ, Autoline, Carro on Line, The Car Connection, Web Motors e UOL Carros.
 
Sua coluna Alta Roda, iniciada em 1999, é publicada em uma rede nacional de mais de 100 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site inglês just-auto. Atua como consultor em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística.
 
Em 2014, partiu para mais uma importante etapa em sua carreira, ao comandar o surgimento de uma nova publicação para o segmento, a revista Top Carros.
Calmon é +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva. Confirmou a expectativa e terminou a eleição quase 3 mil pontos à frente do segundo colocado. Em 2014, inclusive, ele já havia integrado a lista dos +Admirados Jornalistas Brasileiros, classificação nacional que contempla todas as editorias em eleição promovida por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. Em novembro de 2015 Calmon foi reeleito confirmando sua presença como um dos +Admirado da Imprensa Brasileira. 
 
 
 
Atualizado em dezembro/2015 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia - Edição 1028
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)