APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernando Canzian

Fernando Canzian

Jornalista de Economia, Finanças, Política e Internacional, acumula passagens pela Gazeta Mercantil e a revista Veja. Há mais de 20 anos no Grupo Folha, é atualmente repórter especial e colunista da Folha/UOL. Ganhador de quatro prêmios Esso, em 2015 venceu em duas categorias.

Fernando Canzian nasceu em São Paulo (SP) no dia 25 de setembro de 1966. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP) em 1986. Concluiu mestrado em Técnicas de Edição pela Universidade de Navarra, de Pamplona (Espanha), em 1999, ajudado por uma bolsa de estudo da Fundação Reuters.

Iniciou a carreira na área em 1986 como repórter de Economia no jornal Gazeta Mercantil (SP), onde permaneceu por cerca de três anos. Em seguida, foi para a redação paulista da revista Veja, na qual trabalhou como repórter de Economia e Finanças por um ano.

Em 1991 viajou para Londres, na Inglaterra, onde viveu por um ano a primeira experiência de morar no exterior. No retorno, ingressou na Folha, onde está há mais de 20 anos. Nesse período, atuou como repórter de Economia e Finanças, foi secretário de Redação, editor de Política, do Painel . Em 1994 foi enviado pelo jornal a Nova York (EUA) como correspondente de Economia, Finanças e Internacional. Voltou a São Paulo no ano seguinte, passando a atuar como repórter especial nessas áreas. Posteriormente, foi editor de Política por quatro anos.

Entre 2002 e 2004 foi para Washington (EUA), onde atuou como correspondente de Economia, Finanças e Internacional. No retorno ao Brasil, continuou a trabalhar como repórter especial dessas editorias para a Folha e o portal UOL, onde permanece como colunista.

Entre 2008 a 2010, voltou a ser correspondente da Folha em Nova York nas áreas de Economia e Finanças. Cobriu a Grande Recessão de 2008/2009. Sobre o tema, escreveu o livro Desastre Global – Um Ano Na Maior Crise Financeira Desde 1929, publicado pelo Publifolha em 2009.

Entre 2012 e 2014 foi editor e apresentador do programa TV Folha, exibido na TV Cultura, que resultou na posterior criação de um departamento de vídeojornalismo na Folha.

Ganhador de quatro prêmios Esso, em 2015 venceu em duas categorias. Com o trabalho em equipe Líquido e Incerto - O Futuro dos Recursos Hídricos no Brasil e Boyhood Bolsa Família, em que acompanhou a trajetória de dez anos de duas famílias atendidas pelo programa no Nordeste.  No mesmo ano classificou-se em terceiro lugar no Ranking J&Cia dos “+Premiados Jornalistas Brasileiros”.
 
Ainda em 2015 Fernando Canzian venceu também o Grande Prêmio Folha de Jornalismo ao lado dos jornalistas André Felipe, Mario Kanno e Lucas Zimerman, com a reportagem já premiada Boyhood Bolsa Família. A premiação foi entregue em fevereiro de 2016.
 
 

 

Atualizado em setembro de 2016

 

Fontes:

www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/fernando-canzian-andre-felipe-mario-kanno-lucas-zimerman-vencem-grand

www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/finalistas-em-58-%C2%A0premio-esso-em

www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=364, acessado em julho/2012

fichacorrida.wordpress.com/category/fernando-canzian, acessado em julho/2012

Informações fornecidas pelo jornalista em 31/7/2012

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)