APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernando Marés de Souza

Fernando Marés de Souza

Criador do site Roteiro de Cinema e do blog Porra, Mauricio. Edita o site Scripts on the Net e assina como roteirista profissional os longas Netto Perde Sua Alma, Cerro do Jarau, Gastronomia Urbana, CWB, entre outros.

Nascido em Copenhague, na Dinamarca, em 1976, Fernando Marés de Souza passou parte da infância na África, mas é brasileiro de direito. Estudou em Curitiba nas faculdades de História, Filosofia, e Comunicação Social. Além de Curitiba, morou no Rio de Janeiro, em Florianópolis e em Porto Alegre. Estudou inglês no Bennedictine College, no estado americano do Kansas, e roteiro de cinema na University of Westminster em Londres.

Foi aluno de dois dos maiores teóricos da dramaturgia audiovisual – Robert Mckee e John Truby – é professor de roteiro e prepara um livro sobre o assunto.

Roteirista profissional há mais de doze anos, recebeu vários prêmios e indicações, como da Academia Brasileira de Cinema, do Festival de Recife e do Festival de Curitiba.

Escreveu diversos longa-metragens, entre eles Netto Perde Sua Alma, Cerro do Jarau e Congada da Lapa, além dos inéditos Caminhos que Levam para o Norte e Combate em Santa Maria.

Trabalhou como Assistente de Direção em cinco longas, entre eles Mulheres do Brasil e Garibaldi in America, além de produzir, escrever, dirigir, fotografar e montar dezenas de curtas metragens e vídeo clipes musicais.

Desde 1997 edita o site Scripts on the Net e desde 2003 mantém o portal Roteiro de Cinema. Foi diretor regional da Associação Brasileira de Roteiristas e é membro da Associação de Autores de Cinema. Sócio da empresa Arte & Letra, escreve e presta consultoria de roteiros para cinema e televisão.

Fernando Marés de Souza criou o Blog Porra, Maurício que passou a ser editado por Pablo Peixoto, Rafael Monteiro e Renan Sampaio. O blog analisa sob uma ótica cômica e com duplo sentido os personagens de Mauricio de Sousa. O blog alcançou mais de 1 milhão de acessos em 22 de março de 2010.

Sobre a própria vida Fernando escreve: “Cidadão do mundo desde criança, procurou se aventurar por lugares mitológicos, seja fazendo o caminho Inca em Machu Picchu, mergulhando com tubarões nas Ilhas Galápagos ou explorando moais em Rapa Nui. Viajou também por dezenas de países da América Latina e Europa, como Cuba, México, República Dominicana, Espanha, França, Inglaterra, Escócia, Dinamarca, Suécia, Noruega, entre outros”.

E conclui na terceira pessoa como nos roteiros: “Quando resume sua vida em dois parágrafos, sente-se feliz pelo que já viveu”.

 

 

Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.roteirodecinema.com.br/scripts/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)