APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernando Paulino Neto

Fernando Paulino Neto

Cobre principalmente as áreas de Esporte, Política Nacional e Economia. Passou, em cargos de chefia, pelas redações dos principais jornais do país: Jornal do Brasil, O Globo, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo e Gazeta Mercantil.

Fernando Paulino Neto cursou o Mestrado em Administração de Negócios em Gestão de Shopping Centers da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
 
É jornalista freelancer. Começou a trabalhar no jornalismo impresso diário em 1976, na sessão de turfe dos jornais O Dia e A Notícia. Cobriu principalmente as áreas de Esporte, Política/Nacional e Economia.
 
Passou pelas redações dos principais jornais do País: Jornal do Brasil (RJ) – em quatro ocasiões –, O Globo (RJ), Folha de S.Paulo (SP) – por duas vezes –, Estado de S.Paulo (SP) e Gazeta Mercantil (SP).
 
Foi chefe de Reportagem e, posteriormente, secretário de Redação da sucursal carioca da Folha.
 
Como editor, foi assistente de Esportes, Nacional e Política do Jornal do Brasil. Em 1999, passou para a Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Shopping Centers com as funções de assessor de Imprensa, editor de Conteúdo do site e da revista da entidade e coordenador de Pesquisas de Mercado, onde permaneceu até setembro de 2005, com um pequeno intervalo no ano de 2002, quando voltou para o Jornalismo para ser editor-adjunto de Política do Jornal do Brasil.
 
Foi chefe de Reportagem da sucursal do Rio do jornal O Estado de S.Paulo até 2012, de onde partiu para a atuação como jornalista freelancer. Em fevereiro de 2016, voltou ao Estadão, ocupando o posto de editor de Esportes do jornal até o fim dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
Foi um dos 53 jornalistas a participarem da elaboração do livro Parem as Máquinas – Jornalistas que valem mais de 50 contos (Casa Jorge Editorial, 2006), escrito por profissionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (DF), lançado com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
 
É o filho mais velho do grande jornalista Roberto Paulino (1935-2011), que trabalhou nos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Estado de S.Paulo e foi presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (RJ).
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:
J&Cia, edição 1.067.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)