APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernando Rabelo

Fernando Rabelo

Apaixonado pela Música Popular Brasileira e pelo Rio de Janeiro, fotografou Paris em um ensaio que percorreu quinze capitais brasileiras

Fernando Augusto Martins Rabelo nasceu em 1962, em Belo Horizonte (MG), morou em Santiago (Chile) e em Paris (França) e está radicado no Rio de Janeiro (RJ) desde 1990.

Despertou para a fotografia na França, durante o exílio dos pais naquele país. Fez um curso de fotografia ainda adolescente e começou a fazer flagrantes do cotidiano de Paris. Retornou ao Brasil em 1980, aos 17 anos, com a anistia política.

Começou a carreira de repórter fotográfico em O Globo, em 1990, migrando para a sucursal carioca da Folha de S. Paulo em 1992. Já em 1993, foi para o Jornal do Brasil, onde trabalhou durante doze anos, como repórter fotográfico e, posteriormente, editor de fotografia (de 2004 a 2005). Entre 1998 e o ano 2000, atuou, também, no extinto Diário de Minas (MG).

Durante toda a década de 1990, retratou com paixão a música popular brasileira, trabalho que resultou na exposição Foco na MPB, que percorreu várias cidades brasileiras e chegou a Paris, Lyon e Marselha, na França. Publicou, no ano 2000, o livro Tributo à Lagoa (Melhoramentos), uma coletânea de imagens de sua autoria sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), comentadas por Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Marina Colasanti, Moska, Alcione Araújo, Antônio Torres, Roberto Drummond, Wagner Tiso, Zuenir Ventura e Ziraldo.

Voltou a residir na França em 2005, onde realizou o ensaio Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris, que foi exibido com sucesso em quinze capitais brasileiras.  "Como flâneur, pude não só retratar Paris a partir de ângulos inusitados, como experimentar outra relação entre o tempo e a imagem fotográfica. Houve momentos em que passava o dia flanando e voltava para casa sem nenhuma imagem. No dia seguinte, eu retornava aos mesmos lugares e realizava as fotografias, onde eu podia esperar pacientemente o melhor momento, a melhor luz, o instante mágico", conta ele.

De 1983 a 1998, foi fotógrafo da Secretaria Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Participou de várias exposições individuais no Brasil e na França. É editor do blog Images & Visions, na rede desde outubro de 1997.


Atualizado em outubro de 2011.
Fonte:
Informações fornecidas pelo jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)