Fernando Scheller

    Fernando Scheller nasceu no Paraná, em 1977. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1999. Concluiu em 2006 mestrado em Global Political Economy [Política Econômica Global] pela Universität Kassel, na cidade de Kassel, Alemanha.

    Scheller mudou-se para Curitiba aos 18 anos, onde iniciou sua atuação como jornalista. Começou como repórter na Gazeta Mercantil em fevereiro de 2000, em Curitiba, Paraná, onde permaneceu até novembro de 2001. Ainda em Curitiba foi repórter da Gazeta do Povo entre novembro de 2001 e agosto de 2004.

    Em 2004, mudou-se para a Alemanha por mais de dois anos, onde fez o mestrado.  A partir de março de 2005 passou a trabalhar como repórter freelancer para o site do Deutsche Welle, em Bonn, Alemanha. A Deutsche é uma empresa de radiodifusão da Alemanha, com sedes em Bonn e Berlim, que transmite para o exterior programas de rádio, além de oferecer uma programação televisiva e um amplo portal de conteúdo online em 30 línguas. Ficou na emissora em julho de 2006. Nesse período trabalhou também para o jornal O Estado de S.Paulo.

    Durante o tempo em que morou na Alemanha, interessou-se por questões ligadas à imigração e ao choque de culturas, tema que transformou na tese de mestrado. No trabalho analisou o relacionamento do povo alemão com os imigrantes em seu território, desde a unificação do país, em 1871. Além disso, aproximou-se de imigrantes turcos, paquistaneses e indianos que viviam em diferentes nas cidades alemãs em que morou – Berlim, Bonn e Kassel. Foi a amizade com um paquistanês que deu origem a seu primeiro livro, Viagem à Terra dos Puros, Editora Globo 2010.

    O livro narra a viagem do autor e sua convivência com uma família muçulmana da tribo pachtun nas proximidades da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Com leveza e bom humor, são relatados os choques culturais, as complicações burocráticas e a inserção no 'mundo' islâmico na pequena cidade de Mardan. O título deriva do significado de 'Paquistão” em urdu, o idioma nacional do país: a 'Terra dos Pak', um povo espiritualmente puro. Na TV Estadão Scheller falou do livro e da experiência vivida.

    Entre agosto de 2006 e março de 2010 foi editor e repórter de Economia para o site G1, o portal de notícias da TV Globo, em São Paulo.

    Passou a repórter de Negócios e Carreiras do jornal O Estado de S.Paulo e desde abril de 2010 segue na função na redação paulista. 

    Conquistou o Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo e bolsa de estudos da Reuters Foundation para jornalistas de Economia e bolsas de estudos do governo alemão para jornalistas.

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://tv.estadao.com.br/videos,o-paquistao-pelos-olhos-de-um-jornalista-brasileiro,124357,253,0.htm

    http://www.agenciariff.com.br/site/AutorCliente/Autor/52

    http://br.linkedin.com/pub/fernando-scheller/55/27a/310