Fernando Soares

    Fernando Soares Clemente nasceu em Ribeirão Pires (SP), em 2 de março de 1983. Formou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Guarulhos (UnG/SP), em 2005.
     
    Iniciou a carreira em 2001, ainda estudante do primeiro ano, integrando a equipe de redatores da Mega Brasil Comunicação (SP). Um ano mais tarde, transferiu-se para o informativo Jornalistas&Cia (SP), em sua primeira passagem pelo veículo, como assistente de redação.
     
    Em 2005, entrevistou nomes consagrados do jornalismo nacional, como Mino Carta e Domingo Alzugaray, para o projeto Protagonistas da Imprensa Brasileira. Ainda estudante do último ano, foi palestrante convidado no 3º Simpósio Maringaense de Jornalismo, ao lado de convidados como Ricardo Feltrin, Gil Rocha e Caco Barcellos.
     
    No final de 2005, após participar ininterruptamente de 159 edições e atuar na organização da festa de dez anos do J&Cia, despediu-se da empresa para uma temporada de estudos em Londres (Inglaterra), onde também atuou como colaborador do informativo. No período, fez visitas à BBC, recebido pelo então diretor da BBC Brasil, Américo Martins.
     
    Em seu retorno ao Brasil, assumiu a coordenação de Comunicação Social e, mais tarde, a gerência de Comunicação e Marketing da Darka Indústria e Comércio, no ABC Paulista, onde permaneceu até o final de 2010. Retornou à equipe de Jornalistas&Cia no começo de agosto de 2011, como editor-assistente do informativo. Em outubro do mesmo ano assumiu o posto de editor do Portal dos Jornalistas, e desde fevereiro de 2013 também cuida da edição do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
     
    Também em 2013 integrou a turma do Programa Avançado em Jornalismo Digital (antigo Master em Jornalismo Digital), promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).
     
     
    Atualizado em março de 2012
    Fonte:
    Depoimento pessoal, concedido em setembro de 2011