APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fernão Lara Mesquita

Fernão Lara Mesquita

Desenvolveu a carreira nos jornais do Grupo Estado, exercendo todas as tarefas praticadas nas redações. É membro do Conselho de Administração do Grupo, que publica os jornais diários O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde e também controla uma rede de rádio e Agência Estado, a maior agência de notícias no Brasil

Formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Fflch-USP/SP), Fernão Lara Mesquita é o mais jovem herdeiro de uma dinastia do jornalismo brasileiro: o Grupo Estado.

Com mais de 30 anos de experiência no campo, Fernão começou a trabalhar em O Estado de S.Paulo em 1973, onde atuou como editor e repórter investigativo. Também trabalhou no Jornal da Tarde, também publicado pelo Grupo Estado, exercendo todas as tarefas praticadas nas redações, do copy desk à direção de Redação. No Jornal da Tarde, ficou de 1989 a 2003. Nesse período acumulou por cinco anos a função de diretor de Opinião de O Estado de S.Paulo.

No jornal O Estado de S.Paulo foi diretor de Redação de 1998 a 2003. Em 2003 foi conselheiro no Conselho de Administração do Estadão, cargo que manteve durante nove anos.

Recebeu o Prêmio Pena de Ouro da Liberdade, promovido pela Associação Mundial de Jornais, atribuído à resistência de Júlio de Mesquita Neto, tio dele, a não praticar a auto-censura. O Estado foi um dos grandes jornais brasileiros a ter os censores do governo militar instalados diretamente no departamento editorial.

Mantém o blog O Vespeiro, que abriga de notas curtas a ensaios inspirados pelo noticiário de atualidades, reproduz artigos de terceiros e, segundo expõe, “aceita contribuições e provocações em geral”.

A primeira edição do jornal O Estado de S.Paulo foi publicada em 1875, ainda como A Província de S.Paulo. O Grupo passou por uma longa fase de profissionalização da gestão. Com o retorno da família Mesquita à direção do Grupo O Estado de S.Paulo em agosto de 2012, Fernão assumiu cargo de diretor.


Atualizado em Agosto/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia, ed.856

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)