APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Flávio Araújo

Flávio Araújo

Jornalista e locutor esportivo, iniciou a carreira no rádio em 1950 e durante três décadas integrou a mais famosa equipe de esportes do rádio no Brasil, na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Flávio Araújo é responsável por transmissões históricas, como o milésimo gol de Pelé e a conquista da Taça pela Seleção Brasileira em 1970, no México.

Flávio Araújo nasceu em Presidente Prudente - SP, em 29 de julho de 1934. Atualmente reside na cidade de Águas de Santa Bárbara - SP.

Iniciou sua carreira em 1950 trabalhando numa rádio em sua cidade natal, até transferir-se, em 1957, para a Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde ficou até 1981, fazendo parte de uma das mais famosas equipes de esportes do rádio no Brasil e ao lado de grandes nomes como José Silvério, João Saldanha e Fiori Gigliotti.

Foi co-proprietário da Rádio Cultura AM de Poços de Caldas - MG, hoje de propriedade de Chico de Assis, seu irmão.

Trabalhou como narrador esportivo na Rádio Gazeta, de São Paulo, até 1986 e como comentarista na Rádio Central de Campinas-SP, até 2002.

Atualmente é colunista do jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, do jornal O Imparcial de Presidente Prudente -SP e do site Ribeirão Preto On Line.

Flávio Araújo construiu uma carreira brilhante no rádio e na imprensa esportiva, com transmissões sobre basquete, automobilismo, boxe e futebol. Foi narrador da Copa do Mundo da FIFA nos anos de 1966, 1970, 1974, 1978 e 1982. Narrou a maior parte das lutas de Éder Jofre, tanto no Brasil quanto no exterior. No filme de Ugo Giorgetti sobre a vida de Éder Jofre, "Quebrando a Cara", Flávio é o narrador de maior parte dos combates. Em 1972 transmitiu, diretamente de Monza - Itália, a vitória de Emerson Fittipaldi, o primeiro mundial de Formula 1 vencido por um piloto brasileiro. Em 1969 transmitiu, pela Rádio Bandeirantes, o milésimo gol de Pelé, no Maracanã. Esta narração foi incluída no documentário "Pelé Eterno", de Anibal Massaini Neto. Fez a transmissão  da Copa do Mundo de 1970, quando a Seleção Brasileira conquistou a Taça pela terceira vez.

Em sua trajetória como narrador esportivo e comentarista, Flávio Araújo traz a experiência de ter participado de transmissões históricas, fatos marcantes e acontecimentos inusitados do universo esportivo. Muitas destas histórias estão contadas no livro "O rádio, o futebol e a vida", lançado em 2001 pela Editora SENAC.

Formandos da Faculdade de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/ Presidente Prudente-SP) realizaram o trabalho de conclusão de curso com o título: “Flávio Araújo: uma lenda do rádio esportivo brasileiro.”

Em 2010, foi inaugurado, com nome em sua homenagem, o Centro de Formação de Atletas Flávio Araújo, na cidade de Presidente Prudente - SP, onde nasceu.

 

Atualizado em novembro/2011 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

Perfil de Flávio Araújo na Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_Ara%C3%BAjo

Flávio Araújo. Que fim levou? Por Milton Neves
ttp://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=466&sessao=f

http://novestiario.wordpress.com/page/2/









Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)