APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Francisco Borba

Francisco Borba

Coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica, PUC, de São Paulo, é editor da revista internacional “Communio”, fundada pelo cardeal Joseph Ratzinger, Papa Emérito Bento XVI.

Francisco Borba Ribeiro Neto, sociólogo e biólogo, professor e pesquisador nas áreas de Bioética e relação Igreja e cultura, é coordenador de projetos do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP. Licenciado em Biologia (1980) e Ciências Sociais(1983) pela Universidade de São Paulo, possui o Master (1989) e Doutorado (1994) em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo.

Foi professor e pesquisador de Ecologia na PUC-Campinas (1984-2004), atuando nas áreas de Sociedade e Meio Ambiente, Ecologia de Comunidades e Ecologia de Ecossistemas Aquáticos.

Trabalha para a revista internacional Communio, fundada pelo cardeal Joseph Ratzinger, hoje, Papa Emérito Bento XVI. autor de vários artigos em revistas especializadas e jornais de grande circulação sobre temas ligados às relações entre Igreja e sociedade, fé e ciência e já foi entrevistado por vários canais televisivos. Na Communio, revista internacional de teologia e cultura (Brasil) é desde 2010 Editor adjunto, a partir de 2008 tornou-se membro do conselho editorial e no período de 2008 a 2010, membro do conselho consultivo.

Assessorou a Conferência Episcopal brasileira na elaboração do “texto base” da Campanha da Fraternidade de 2008, “Fraternidade e Defesa da Vida”. Coordenou a organização dos livros Um diálogo latino-americano: Bioética e Documento de Aparecida (São Caetano: Difusão Editora, 2009), no qual 13 especialistas de 5 países latino-americanos discutem a questão da bioética com base no Documento da Conferência de Aparecida,  e Economia e vida na perspectiva da encíclica Caritas in veritate (São Paulo: Companhia Ilimitada, 2010).

Atua como coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, desde 2004.

Teve várias participações no Conselho de Meio Ambiente da Municipalidade de Campinas – Comdema. Em 1994 foi Presidente, de 1993 a 1994, Vice-residente, entre 1992/1993, Primeiro-secretário.

Foi docente e pesquisador científico, além de editor científico da Revista Bioikos, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas de1984 a 2004.              

Entre os livros organizados por Borba estão: Economia e vida na perspectiva da encíclica Caritas in veritate,Companhia Ilimitada, 2010, por ele e Santos, a. c. a., f. b., silva, m. p. n., Cavalcanti; Um diálogo latino-americano: Bioética e Documento de Aparecida, Difusão Editora, 2009, com Ramos, D. L. P., León-Correa, F. J., F. B., Petrini, J. C.; Fraternidade e defesa da vida, texto-base da Campanha da Fraternidade 2008, Editora Salesiana, 2008, com Barbosa, D. L., F. B., Kipman, E., Miguez, E. M., Vanzella, J. A.;

Participou do blog Traduzindo a JMJ no qual especialistas explicaram a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013.

Na entrevista que deu ao blog Observatório da Vida destacou: "O Encontro com Cristo é GLOBAL, uma experiência global em todos os sentidos, toca todos os aspectos de nossa vida, não fragmenta, não divide como a maioria dos acontecimentos de nossa vida, por isso é um Encontro que nos traz plenitude".

 

 

Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://observatoriodavida1.blogspot.com.br/2010/06/francisco-borba-no-programa-igreja-no.html

www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/104215/francisco-borba-ribeiro-neto

http://www.pucsp.br/fecultura/textos/pessoa_sociedade/1_autonomia_sentido.html

 

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)