APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Francisco Mesquita Neto

Francisco Mesquita Neto

Diretor executivo do Grupo Estado, é membro da tradicional família Mesquita. Fez carreira na área de gestão empresarial. É vice-presidente da ANJ, cuja presidência já ocupou por dois mandatos

Francisco Mesquita Neto é membro e herdeiro do clã Mesquita, grupo dos jornais da S/A O Estado de S.Paulo. Tem formação acadêmica em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, em 1967, e mestrado (MBA) na Universidade de Columbia, de Nova York (EUA), em 1980.

Ocupou a posição de Chefe Executivo - CEO [tradução da sigla em inglês, Chief Executive Officer] por 15 anos, até 2003, posto do qual se afastou em abril de 2003. Na época, outros membros da família Mesquita também se afastaram da direção dos jornais, dando início ao processo de profissionalização da gestão do Grupo. Junto com ele deixaram os jornais Fernão Lara Mesquita, diretor de Opinião, e Ruy Mesquita Filho, diretor do Jornal da Tarde.

Francisco passou ainda por experiências em outras empresas. De janeiro a julho de 2012, fez parte da Maple Energy, de Lima (Peru), empresa produtora de gás, etanol e óleo. Período no qual também foi sócio da Atma Cultura e Marca, de São Paulo (SP). Foi consultor, por dois anos e seis meses, desde 2010, da Botton Linha, empresa de consultoria de gestão corporativa. Fez parte do grupo Totalcom, que controla a Fischer & Friends, de 2005 a 2008, atuando também como CEO do grupo Unialco, por dois anos. Foi conselheiro e consultor na área de Governança Corporativa e Gestão Estratégica e membro do Conselho de Administração da S/A O Estado de S. Paulo, do Banco Triângulo S/A (Tribanco) e da Agrenco S/A.

Também ocupou a presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ) por dois mandatos, entre 2000 e 2004, e ainda responde como vice-presidente da entidade e pelo Comitê de Liberdade de Expressão. Em 2012 atuou na apuração de mais um assassinato de jornalista, o de Décio Sá, assassinado em São Luís (MA) com seis tiros à queima roupa, provavelmente em decorrência da cobertura que fazia sobre crimes de pistoleiros na região.

Assumiu a Presidência Executiva do Grupo Estado em 1º de agosto de 2012. A ele se reportam todas as diretorias do Grupo, entre elas as de Conteúdo, cujo titular é Ricardo Gandour, e a de Mercado Leitor e Operações, sob comando de Christiano Nygaard. Tem como missão consolidar e implementar a visão estratégica de transformação do Grupo.


Atualizado em 31 de Julho/2012 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia, ed.856.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)