APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fred Ghedini

Fred Ghedini

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo por duas gestões (2000-2006), passou por outras entidades e trabalhou na Agência Folha, Folha Metropolitana de Guarulhos, jornal O Trabalho, Jornal da Tarde e Agência USP de Notícias.

Frederico Barbosa Ghedini, o Fred Ghedini nasceu em Londrina (PR) em 1951, é jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 1979. 

Iniciou a carreira como noticiarista-estagiário na Agência Folhas (SP) em 1977, passando pelos jornais Folha Metropolitana de Guarulhos (SP), O Trabalho (SP) e Jornal da Tarde (SP), além da Agência USP de Notícias (SP). Durante catorze anos foi jornalista especializado em Telecomunicações na Plano Editorial (Jornal Telecom, entre outros veículos da casa), tendo criado e dirigido a revista Link, juntamente com Lia Ribeiro Dias e Wilson Moherdaui.

Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo por duas gestões (2000 a 2006) e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). É diretor da Associação de Propriedade Intelectual dos Jornalistas (Apijor). Foi representante dos jornalistas brasileiros, juntamente com Daniel Herz, no Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional para a área de Comunicação (2003-2004).

É autor do livro Nas ondas sonoras da comunidade: a luta pelas rádios comunitárias no Brasil (Global, 2009) e coautor, com Antonio Graça, de Comunicação: do jornal à internet (Salesiana, 2010), ilustrado pelo cartunista Jal

Em 2009-2010 publicou um boletim diário sobre Direitos Autorais no site da Apijor. Em 2012, atuou juntamente com Aristeu Moreira na redação e edição no blog Zé Dirceu - Um espaço para a discussão do Brasil. Trabalha na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara Municipal de São Paulo (2013-2014), onde criou e edita a newsletter semanal Câmara Expressa.

É mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1998) e doutor em Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicações de Artes (ECA-USP), com uma tese sobre a relação entre o Sindicato e os jornalistas no Estado de São Paulo (2012). Desde 2013 leciona nos cursos de Jornalismo e Comunicação da Faculdades Intergradas Alcântara Machado (FIAM).

Em abril de 2013 iniciou, junto com alguns colegas de São Paulo, o movimento pró-conselho profissional de jornalistas brasileiros.

 

 

Atualizado em outubro/2014 - Portal dos Jornalistas.

Fontes: 

Informações conferidas pelo jornalista.

Movimento pró-Conselho Profissional, link: (http://www.change.org/p/jornalistas-do-brasil-conhe%C3%A7am-e-assinem-nosso-manifesto-em-prol-da-constru%C3%A7%C3%A3o-do-conselho-profissional-dos-jornalistas-no-brasil-2).

http://www.editorasalesiana.com.br/nossos_autores_interna.aspx?idautor=215&idautor1=216&idautor2=0, acessado em junho/2012. 

http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=672, acessado em junho/2012. 
Jornalistas&Cia, ed.848.
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)