APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Frei João Carlos Romanini

Frei João Carlos Romanini

Frade capuchinho e jornalista com experiência na direção de rádio, jornal, instituições de comunicação e produção de web. É diretor de conteúdo e editor dos sites da RedeSul AM, diretor de redação do jornal Correio Riograndense, todos em Caxias do Sul/RS e presidente da RCR.

João Carlos Romanini nasceu em Nova Alvorada (RS) em dezembro de 1961. Entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) gaúcha em fevereiro de 1985 onde fez os votos perpétuos na cidade de Canoas, cinco anos depois.

 

Pela Ordem - OFMCap -  se formou em filosofia na UFSM (RS), em teologia na Estef de Porto Alegre (RS), em 1995, fez jornalismo na Sociedade Lageana de Educação (Facvest) de Lages/SC concluído em 2006 e, em seguida, cursou pós-graduação em comunicação e multimídia pela mesma instituição.

 

Como religioso atuou em pastorais e assessorias de comunicação na região de Canoas (RS) e iniciou no jornalismo em 1997, como superintendente da Rádio Cristal AM em Soledade (RS) onde permaneceu até o ano 2000.

 

No mesmo período acumulou a função de diretor de conteúdo da Fundação Educativa Nordeste em Lagoa Vermelha (RS).

 

Entre 1999 e 2008 foi superintendente da Fundação Cultural Fátima de Comunicações em Vacaria (RS); no período, atuou como superintendente das rádios Fátima 580 AM, na mesma cidade, da Maisnova 101,5 FM de Caxias do Sul (RS) e professor de comunicação na Estef de Porto Alegre (RS).

 

De 2003 a 2011 acumulou as atividades pastorais com o trabalho de elaboração de projetos corporativos de internet, intranet e fluxo de comunicação em redes, em Caxias do Sul (RS).

 

Em 2009 passou a diretor de conteúdos da RedeSul de rádios e da Fundação Cultural Riograndense, ambas pertencentes à OFMCap e sediadas em Caxias do Sul (RS). Também tem o cargo de coordenador de programação da rádio Maisnova FM e editor chefe dos sites das emissoras da entidade.

 

Em 2010 foi eleito presidente da Rede Católica de Radiodifusão (RCR) até o ano 2013. A entidade é vinculada à Signis Brasil, e filiada à Signis Mundial, que é uma associação católica de comunicação ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé articulada com o setor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Há cerca de um mês frei João Carlos Romanini assumiu a direção do jornal Correio Riograndense de Caxias do Sul, anteriormente ocupado por frei Aldo Colombo, também pertencente à OFMCap.

 

 

 

 

 

Atualizado em agosto/2012 - Portal dos Jornalistas.

 

Fontes:

Compartilhe |

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)