APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Gabriel de Arruda Castro

Gabriel de Arruda Castro

Jornalista multidisciplinar com passagens pelos jornais Correio Braziliense/DF, Grupo Estado/SP e a TV Globo de Brasília/DF. Desde 2010 é repórter política do site de Veja e colaborador da edição impressa da revista. Desde 2010, trabalha no site de Veja da capital federal na cobertura de Política Nacional,

Gabriel de Arruda Castro nasceu em Mogi das Cruzes (SP) no dia 25 de janeiro de 1988. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (DF), desde 2009.

Iniciou a carreira em 2006 como estagiário da área de assessoria de comunicação do Ministério Público Militar/DF onde elaborava textos jornalísticos e outros materiais de comunicação para veiculação na web.

No ano seguinte trabalhou por cerca de seis meses como estagiário no portal Clicabrasilia, veículo do Jornal de Brasília/DF, no qual era responsável pela redação e edição de notícias da área de esportes; apuração e produção de reportagens de cidades, Brasil e internacional além de, eventualmente, colaborar com o jornal impresso em geral.

No primeiro semestre de 2008 foi para o jornal Correio Braziliense, sediado em de Brasília/DF, onde trabalhou como estagiário de Cidades.

Em seguida, viajou para São Paulo onde participou do Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do jornal O Estado de S.Paulo; durante o curso, passou por editorias de Esportes, TV, Turismo e Informática. Na ocasião, atuou ainda na editoria de Internacional do Portal Estadão, na redação do Jornal da Tarde e em assuntos da editoria Geral da Rádio Eldorado.

De volta a Brasília, trabalhou por cerca de um ano como repórter de Nacional da rádio CBN, cobrindo política e economia. Simultaneamente, trabalhou por três meses como produtor da TV Globo de Brasília, na qual foi responsável pela elaboração de pautas locais, gravação de sonoras e locução para reportagens.

Em agosto de 2010, ingressou no site de Veja da capital federal na cobertura das últimas eleições presidenciais e desde então é repórter de Política Nacional, atua na cobertura diária do Congresso Nacional e também é colaborador da edição impressa da revista na mesma editoria.

Em 2012, iniciou uma graduação em Filosofia na Universidade de Brasília.

Em 2014, ficou um mês na estrada com o projeto Expedição VEJA, que percorreu 12.000 quilômetros com reportagens em texto e vídeo para o site, além de publicações semanais na revista.

Também em 2014, foi agraciado com uma bolsa de estudos para mestrado em universidade do exterior pelo programa Jornalista de Visão, do Instituto Ling.

 

Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Dados conferidos pelo jornalista

http://veja.abril.com.br/tema/expedicao-veja: http://veja.abril.com.br/tema/expedicao-veja

http://www.institutoling.org.br/index.php/bolsas-de-estudo/

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/confira-o-gabarito-oficial-do-enem-2011, acessado em junho/2012.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)