Gabriel Toueg

    Gabriel Toueg nasceu em São Paulo (SP) em 22 de janeiro de 1979. Formou-se em 2004 em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Na Umesp, foi premiado pelo Trabalho de Conclusão de Curso, uma biografia a respeito do jornalista brasileiro Nahum Sirotsky, primeiro correspondente de um veículo nacional na Organização das Nações Unidas (ONU) e criador da revista Senhor. Em 2013 Sirotsky completou 70 anos como jornalista.

    Logo no início da carreira, Toueg trabalhou com comunicação corporativa em escritórios pequenos. Foi repórter e editor na Market Press Editora, que publicava revistas segmentadas nas áreas de estilo de vida, arquitetura e design. Mais tarde, foi repórter na PrimaPagina, site que à época produzia conteúdo jornalístico e analítico para diversos clientes.

    No período em que morou em Israel, fez a cobertura de diversos eventos relacionados à política local e ao conflito entre israelenses e palestinos, como eleições, a Segunda Guerra do Líbano (2006) e a Operação Chumbo Derretido (2008-9), entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Além da cobertura de conflitos armados, escreveu como correspondente freelance sobre questões locais e regionais para a imprensa brasileira e estrangeira.

    Fez trabalhos para veículos como os jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, portal Terra, rádios Eldorado (atual Rádio Estadão) e RFI (Radio France Internationale, baseada em Paris) e revistas Piauí, Marie Claire, Aventuras na História, entre outros. Em Israel, colaborou com os jornais The Jerusalem Post e Haaretz e no canal de TV pela web Infolive TV. Também atuou como fotógrafo e produtor.

    Antes de morar em Israel, Toueg, fez os cursos de Jornalismo em Situações de Conflito Armado, oferecido pelo braço brasileiro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Planejamento Econômico de Livros, Jornais e Revistas, oferecido pela Escola de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Em Jerusalém, fez um curso intensivo do idioma hebraico. Além de hebraico, domina espanhol e inglês e estuda árabe. Participa desde 2012 do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM), na Universidade de São Paulo (USP).

    Em março de 2011, Gabriel voltou ao Brasil e passou a trabalhar como editor de Internacional do portal Estadão, ligado ao jornal O Estado de S.Paulo. Após quase dois anos na redação do Estadão, passou a atuar como freelance, escrevendo em vários segmentos e principalmente para a Revista da Cultura, publicada pela Livraria Cultura. É também analista de redes sociais da DIREITO GV, escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Toueg criou, em julho de 2013, o projeto Um foca na sexta (UFNS). Nele, jornalistas recém-formados e estudantes da carreira em faculdades de todo o Brasil escrevem textos jornalísticos sobre o fazer jornalismo sob a supervisão de colegas experientes. O projeto foi destacado pelo Portal Imprensa e pelo Observatório da Imprensa.

    O jornalista é também responsável pelo projeto Judeus Árabes, que investiga a saída de judeus de 11 países árabes e muçulmanos entre os anos 1940 e 1970, principalmente em função da pressão dos governos locais. Parte deles se deslocou para o Brasil, e o projeto registra e documenta as histórias dessas pessoas e sua contribuição para a sociedade brasileira.

     

    Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

     Reportagens e artigos estão disponíveis no site de Gabriel Toueg : jornaisrevistas,internet

    http://gabrieltoueg.com

    http://www.linkedin.com/in/gabrieltoueg

    http://umfocanasexta.com/

    http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed762_projeto_para_estudantes_e_jornalistas_recem_formados

    http://portalimprensa.com.br/noticias/brasil/60925/focas+debatem+sobre+profissao+em+projetos+jornalisticos+na+internet

    Linkedin: http://www.linkedin.com/in/gabrieltoueg

    Journalisted: http://journalisted.com/gabriel-toueg