APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Galeno Amorim

Galeno Amorim

Foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional e diretor da Observatório do Livro e da Leitura, é autor de 16 livros direcionados para o público infanto-juvenil. Atuou pelo jornal O Estado de S.Paulo, O Diário, de Ribeirão Preto, e EPTV

Nascido na cidade de Ribeirão Preto (SP), em 24 de maio, Galeno Amorim se formou no curso de Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP), em 1983.
 
Com mais de trinta anos de experiência, acumula passagens como repórter por veículos de imprensa renomados no Brasil, como a EPTV, afiliada da TV Globo em Ribeirão Preto (SP), jornal O Diário, também de Ribeirão, e O Estado de S.Paulo.
 
Especialista em políticas públicas e projetos em lançamentos de livros e projetos pela leitura, foi secretário municipal de Cultura e criou a Feira do Livro de Ribeirão Preto, além de abrir 80 bibliotecas na cidade, o que aumentou em seis vezes o índice de leitura da população.
 
Posteriormente colaborou para a criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (Pnll), dos ministérios da Cultura e da Educação, onde foi secretário entre 2004 e 2006. Criou diversos programas de incentivo e fomento a leitura, como o Fome de Livro, Prêmio Vivaleitura, o Ano Ibero-Americano da Leitura e contribuiu para a desoneração fiscal do livro.
 
Em 2006 foi líder do Manifesto do Povo do Livro, entregue aos candidatos a Presidência da República. Foi colaborador em diversas organizações direcionadas à área do livro e leitura, como a Fundação Instituto do Livro, Fundação Feira do Livro e Fundação Palavra Mágica.
 
Participou, como autor e coautor, da produção e publicação de 16 livros, sendo a maioria voltada ao público infanto-juvenil. Em destaque estão Políticas Públicas do Livro e Leitura, de 2006, da Editora Unesp, e Retratos da Leitura no Brasil, lançado 2008 pela editora Imprensa Oficial em parceria com o Instituto PróLivro.
 
É diretor do Observatório do Livro e da Leitura, organização que estuda, pesquisa e difunde informações a respeito do livro e da leitura no País. De maio de 2012 a abril de 2013 foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, considerada pela Unesco a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
 
 
Atualizado em março de 2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia- ed. 892
Informações cedidas pelo próprio jornalista
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)