Agostinho Teixeira

    Agostinho Teixeira formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
     
    Começou sua carreira como radioescuta, depois passou a fazer a checagem de Polícia. Por isso, quando passou para repórter, foi na editoria de Polícia. Ainda na faculdade, em 1986, foi repórter da rádio USP (SP) em um programa produzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em parceria com a rádio Jovem Pan (SP), onde trabalhou por dez anos.
     
    Em 1995, após receber denúncia de um ouvinte, fez sua primeira reportagem investigativa. Cobriu vários casos envolvendo corrupção em órgãos públicos, jogos clandestinos, pontos de venda de drogas etc.
     
    Em 1996, convidado por Alberto Luchetti, ex-diretor de Jornalismo da Rede Bandeirantes, foi para a Rádio Bandeirantes AM (SP), onde continua trabalhando até hoje. Chegou a fazer reportagens para a TV Bandeirantes (SP), mas a veiculação de sua imagem passou a trazer dificuldades para a realização do seu trabalho. Declarou, certa vez, em entrevista para a emissora de rádio, que policiais envolvidos em uma denúncia por ele investigada escanearam a sua foto, imprimiram e a colaram no mural da delegacia.
     
    Ganhou dos ouvintes o apelido de Alfa-Tango ao investigar denúncia sobre a prática de comércio clandestino nos gabinetes de alguns deputados na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os parlamentares envolvidos criaram uma forma de tentar controlar os passos do repórter na casa: quando ele passava pela portaria, a segurança avisava pelo sistema de comunicação interno que o ?alfa-tango? havia chegado. Uma gravação do aviso foi obtida por Agostinho Teixeira, que imediatamente a colocou no ar. ?Foi uma confusão danada. O presidente da Assembleia teve que se explicar, o chefe da segurança também, a história rendeu muito?, conta ele.
     
    Em meio à sua carreira, foi também professor na Faculdade Cásper Líbero (SP), durante dois anos, onde lecionou Jornalismo Radiofônico.
     
     
    Última atualização: 08/2011
    [Fontes: