Akemi Nitahara Souza

    Akemi Nitahara Souza é jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB/DF).
    Está, desde 2004, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ? antiga Radiobrás ?, sempre no departamento de Rádio, mais especificamente a Rádio Nacional. Já passou pela edição e reportagem do jornal local, ronda de programa ao vivo, edição de jornal de hora em hora e reportagem especial e de cultura, Ultimamente tem editado o jornal Ritmo da Notícia, veiculado na Nacional FM de Brasília.
    A dedicação às matérias sobre sustentabilidade e meio ambiente tem lhe garantido uma pequena série de importantes premiações. Venceu o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo 2009, na categoria Especial de Sustentabilidade/Mudanças Ambientais, com a série de reportagens Todos pelo Cerrado. Com a mesma matéria, recebeu o Prêmio Jornalismo Científico do Distrito Federal 2009, na categoria Individual, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Ganhou, ainda, o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, na categoria Regional 2, com o sonoplasta Messias Melo, pela matéria O Brasil e os Povos da Floresta.
    É autora, dos livros infantis Naomi e Anita e Suas Descobertas (LGE, 2008) e Naomi e Anita e o Irmãozinho (Thesaurus, 2010), ambos com ilustrações de Adriana Cascaes. É suplente da Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.
    Atualizado em outubro de 2011.
    Fontes:
    Informações encaminhadas pela jornalista.