Alexandre Henderson

    Alexandre Henderson é carioca, jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

    Como ator, Alexandre estreou, na Globo, no seriado Brava Gente, em 2001, e, desde então, fez várias participações em programas jornalísticos da emissora.

    Como apresentador, apareceu em 2005 à frente do Nota 10, que integrava a série A cor da cultura, do Canal Futura. O programa foi uma experiência audiovisual que resultou em materiais didáticos para todas as escolas brasileiras. O projeto surgiu tendo como base a lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história da África e das culturas de matrizes africanas nas escolas de ensino fundamental e médio.

    Alexandre assumiu o Globo Ciência como apresentador em 2007. Na quinta temporada no comando do programa levada ao ar em 2012, além de viajar pelo Brasil, ele entrevistou grandes nomes da área e visita importantes instituições de pesquisa e ensino.

    Alexandre deu uma entrevista à revista Afro onde conta um pouco da trajetória profissional e as dificuldades com relação à discriminação de cor e como isso lhe a ajudou a se fortalecer como pessoa. De acordo com a revista ele é um dos negros de maior destaque na televisão brasileira. “A simplicidade e a humildade são algumas de suas características mais evidentes, além, é claro, do talento. Com opiniões fortes e pensamento crítico, este carioca acredita que a Educação é a solução para os problemas sociais do nosso país”, confere a revista Afro.

    Alexandre ingressou na equipe do programa da Globo Como Será? Que estreou no dia 9 de agosto de 2014, será apresentado por Sandra Annenberg nas manhãs de sábado e será reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 6h05 e às 15h, respectivamente. No programa ele apresenta o quadro Hoje é dia de… A cada semana o quadro visita um local propício para um passeio de fim de semana e mostra suas possibilidades educativas. Antecipando o Dia das Mães em 2016 apresentou mães no trabalho com os filhos.

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://g1.globo.com/como-sera/

    http://www.revistaafro.com.br/sem-categoria/alexandre-henderson/

    http://g1.globo.com/como-sera/noticia/2016/01/conheca-os-apresentadores-e-os-reporteres-do-programa-como-sera.html

    http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/05/conheca-alexandre-henderson-apresentador-do-globo-ciencia.html

    https://www.facebook.com/Alexandre-Henderson-1479147805668797/