Alexandre Inagaki

    AlexandreInagaki éjornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP, em 2004.

    Em agosto de 2002, criou e passou aeditar o blog Pensar Enlouquece,Pense Nisso, tratandode temas como comportamento, cinema, música, política e atualidade, em textoscaracterizados por forte conteúdo opinativo, bom humor e citações ligadas àcultura pop. Por três anos consecutivos, de 2003 a 2005, o blog foi finalista do PrêmioiBest, um dos mais importantes da época, ganhando bastante visibilidade edirecionando o futuro profissional do seu criador.

    Pensar… foi eleito o Melhor Weblog em Português de 2007 pelo grupo alemão que produz o The BOBs, esteve na lista dos 20 melhores doportal MTV e na lista dos 15 maiores do portal Estadão.com.br. Inagaki, por suavez, foi considerado um dos oito ?blogueiros que ditam o rumo dainternet nacional?pela revista Época, em maio de 2008, e eleito o Blogueiro do Ano pelo PrêmioMelhores da Websfera 2009, da revista Pix.

    Fora da web, começou a carreira jornalística como colaborador das revistasFlashback (SP) e Paisà (SP), além de trabalho freelancer para as revistas Trip (SP) e Almanaque do Fantástico(RJ) e nos jornais Correio Braziliense (DF) e O Estado de S.Paulo (SP). Tambémescreveu textos para os sites darevista Rock Press e da rádio Antena 1 e para as revistas eletrônicas CracatoaSimplesmente Sumiu, Digestivo Cultural e Paralelos.

    Entre novembro de 2006 a agosto de2007, trabalhou como gerente de conteúdo na agência de comunicação Riot, ondecuidou da criação e supervisão de conteúdo de alguns dos primeiros blogs corporativos brasileiros. Emdezembro de 2006, iniciou uma colaboração com a revista Rolling Stone Brasil(SP) ? que se estenderia até abril de 2008 ?, onde fez resenha de discos,livros, filmes e shows, além de umaentrevista com o grupo Pato Fu.

    Ajudou a criar a Blog Content,consultoria de blogs corporativos emídias sociais para empresas e agências, com Edney Souza, Ian Black eGustavo Jreige, que durou defevereiro a julho de 2008, quando se tornou, através de uma joint-venture com o grupo RMA, naPolvora! Comunicação. Lá, atuou como diretor de conteúdo e criação, responsávelpela criação e planejamento de campanhas publicitárias. Ficou na Polvora! atéoutubro de 2009.

    Na ocasião, transferiu-se paraSocial Media Consultant & Content Producer, onde trabalha como consultor deprojetos de comunicação digital, com especialização em redes sociais. Alémdisso, é colunista de tecnologia do portal Globo.com e de comportamento darevista youPix.

    Criou e manteve o blog Pop Cabeça no Portal MTV, entre2009 e 2010. Continua a produzir conteúdo para o Pensar…, agora alocado noPortal R7, depois de passar pelo InterNey Blogs e pelo iG.

    Atualizado em setembro de 2011
    Fonte:
    Informações encaminhadas pelo jornalista