Alfredo Costa

     Alfredo Jose Lopes Costa é carioca (RJ), faz aniversário no dia 24 de fevereiro, mora em Barra do Garça, no estado de Mato Grosso. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, UFF/RJ, desde 1981. Fez MBA em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ/Rio, 1997 e em 2000 concluiu mestrado em Administração estratégica e mercadologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG).

    No início da trajetória profissional foi funcionário do Banco do Brasil concursado desde 1979, participou de seleção interna para a área de Comunicação em 1984. Aprovado, atuou até 2005, quando aderiu ao plano de aposentadoria antecipada. No segmento de comunicação organizacional da empresa, participou da equipe que desenvolveu e produziu a intranet, a tv corporativa e a revista de comunicação interna bb.com.você, versões impressa e digital.

    Lecionou no curso de Comunicação Institucional e Relações Públicas do Instituição de ensino superior em Brasília, Distrito Federal, IESB, e no MBA Gestão da Comunicação nas Organizações da Universidade Católica de Brasília.

    Atuou também como professor temporário do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat (campus Alto Araguaia). É professor assistente no curso de Jornalismo da UFMT (campus do Araguaia, em Barra do Garças), membro do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS (Ciberjor/UFMS).

    Coordenou o desenvolvimento e implantação da Fundou da Agência Júnior de Jornalismo Focas do Araguaia – FocAia, em agosto de 2009. O projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grasso – Campos Araguaia tem como base operacional o blog com o mesmo nome. Participou da equipe que desenvolveu e implantou o jornal mural O Paredão e o jornal impresso ProvocAção.

    O professor Alfredo ministra cursos em oficinas de Teoria da Comunicação e Técnicas de Entrevista e Reportagem para os acadêmicos de Jornalismo da UFMT (Mato Grosso). O novo curso de Comunicação administrativa escrita está programado para 17 de novembro de 2015 e propõe uma reflexão sobre a forma como se escrevem normas e memorandos nas organizações públicas e privadas.

     

    Alfredo traz na bagagem uma coleção de prêmios, o primeiro deles foi uma Menção honrosa no VII Concurso Nacional de Fotografia, em 1985 – categoria: preto e branco – título da foto: Felizes 85, Federação Nacional de Associações Atléticas Banco do Brasil – Fenabb. Depois do prêmio internacional da University of San Diego and Sistema Tecnologico de Monterrey com Balas Best Case Award, vieram as Expocom Centro-Oeste, premiação que venceu em todas as edições desde de 2012 até 2015. Apenas em 2012 vencedor em quatro categorias. Nos eventos organizados recebeu Monção de Aplausos da Câmara Municipal de Barra do Garça e do Alto Araguaia (MT). Os prêmios conquistados por ele estão na Linha do Tempo deste perfil.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://focaia.blogspot.com.br/p/sobre-nos.html

    https://twitter.com/focaia

    http://focaia.blogspot.com

    http://www.balas.org/about_awardspast.htm