André Singer

    André Vitor Singer nasceu em São Paulo (SP) em 1958. Égraduado em Ciências Sociais (1980) e Jornalismo (1986) pela FFLCH e ECA,  respectivamente, na USP de São Paulo, commestrado (1993), doutorado (1998) e livre-docência (2011) em Ciência Políticarealizados na mesma instituição onde se especializou em Teoria Política Modernae Comportamento Eleitoral no Brasil.

    Iniciou a carreira no Jornalismo em 1983 como coordenador deartigos e eventos na Folha de São Paulo (SP) onde permaneceu por cerca de umano na função.

    Entre 1985 a 1989 atuou no jornal como repórter de política,editor da mesma área, secretário de redação e editor da Coluna Painel.

    Em seguida ingressou na FFLCH-USP como professor na área deCiência Política onde passou a ministrar as disciplinas de Introdução à CiênciaPolítica, Introdução às Ciências Sociais, Pensamento Político Moderno, PolíticaII ? Ciência Política e Teoria Política Contemporânea aos alunos dos cursos degraduação e de pós-graduação; na instituição também passou a acumular as aulascom a atividade de pesquisador dos temas de Teoria Política Moderna e ComportamentoEleitoral no Brasil.

    Durante o ano de 1990 acumulou as atividades acadêmicas como cargo de assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura de SãoPaulo.

    Desde 1999 é membro do corpo editorial da CartaInternacional, uma revista eletrônica quadrimestral do Núcleo de Pesquisa emRelações Internacionais (NUPRI/USP) dedicada ao debate sobre as questões maisrelevantes das relações internacionais na perspectiva brasileira.

    Desde 2000 atua como articulista colaborador na Folha de SãoPaulo (SP) além de colaborar com várias publicações da imprensa brasileira,sites e blogs nas áreas de sua especialidade.

    Entre 2003 e 2007 acumulou os cargos de porta-voz esecretário de Imprensa da Presidência da República durante o governo doPresidente Lula.

    Em outubro deste ano assumiu o posto de colunista da páginade editoriais da Folha de São Paulo (SP).

    É autor dos livros: Sem medo de ser feliz – 1. ed. (coautor,Scritta, 1990); Izquierda y Derecha en el electorado brasileño (coautor,  Ed. da Universidade de Buenos Aires, 2002);Esquerda e direita no eleitorado brasileiro – 1. ed. (Edusp, 2000); O PT(Publifolha, 2001); No planalto, com a imprensa – 1. ed. (coautor, Massangana,2010) e Os Sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador (Companhiadas Letras, 2012).

     

      

    Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas.

     

    Fontes:

    http://tvbrasil.ebc.com.br/brasilianas/episodio/andre-singer,acessado em novembro/2012,

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Singer, acessado emnovembro/2012.