Andréa da Luz

    Andréa Aparecida da Luz nasceu em Ibirama (SC), em 7 de abril de 1971. Graduou-se em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb/SC), em 1995, e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc/SC), em Florianópolis, em 2002. Fez mestrado em Jornalismo pela Ufsc, em 2010.
    Escriturária do Banco do Brasil, fez pequenos trabalhos de assessoria de comunicação para a instituição. Trabalhou depois como voluntária no Núcleo de Estudos Negros (NEN), uma organização não-governamental localizada na capital de Santa Catarina, realizando trabalhos de texto impresso, fotografia, assessoria de imprensa e atualização de conteúdo no site da entidade.
    Foi morar em Brasília (DF), em 2003, quando trabalhou na comunicação interna do portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT). Em 2004, de volta a Florianópolis, teve uma rápida passagem pela redação do extinto jornal O Estado (SC), como repórter, pauteira e editora de Economia.
    No ano seguinte, entrou para o portal clicRBS, onde atuou como redatora até março de 2007, Trabalhou, então, em duas revistas da Editora Empreendedor, a Revista do Varejo (SP) e O Empreendedor (SP), onde ficou até abril de 2008, deixando o emprego para concluir o mestrado.
    Criou e edita, desde junho de 2007, o site Não vivo sem comésticos ? A fascinação das cores, texturas e aromas, sobre moda, beleza e comportamento. No portal WordPress/Brasil, mantém, desde janeiro de 2010, o blog Corro para viver, onde troca informações sobre treinos, nutrição e acessórios para corredores e eventos de corrida. E, a partir de setembro de 2010, é editora web no Sistema de Ensino Energia, que tem licenciados de pré-vestibular em 13 municípios e colégios de ensino médio em nove cidades catarinenses.
    Atualizado em novembro de 2011.
    Fontes:
    Informações remetidas pela jornalista.