Andrea Ramal

    Andrea Ramal graduou-se em Letras (Português / Inglês, com licenciaturas), concluiu mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio. Em 2001, concluiu os estudos de Doutorado na PUC-Rio.

    O mestrado com a orientação de Leandro Konder, deu origem ao livro “Pedagogia em Tempos de Crise (Edições Loyola). A tese do doutorado com orientação de Sonia Kramer também virou livro: Educação na Cibercultura (Artmed) e no Congresso Internacional Summit 2000, no Canadá, recebeu destaque na conferência Prácticas de lectura y escritura en el ciberespacio.

    Foi professora ao longo de 20 anos, atuando desde alfabetização ao ensino médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Implementou programas de formação de professores e gestores escolares em diversos países. Foi consultora do MEC.

    Já fez continua atuando no jornalismo. Seus textos foram publicados em revistas de diversos países da América Latina e um de seus livros foi editado em seis países: Brasil, Itália, Colômbia, Equador, Chile, Venezuela. Todos os direitos autorais desta publicação foram doados para obras de educação popular, administradas por padres jesuítas.

    Nessa trajetória foi articulista da revista Guia da Internet.br, com uma coluna sobre Educação. Publica regularmente artigos em jornais e revistas especializadas, com destaque para a Pátio – Revista Pedagógica, da editora Artmed (Grupo A), na qual também é membro do Conselho Editorial.

    Atua como comentarista sobre o tema na Rede Globo, no Telejornal Bom Dia Rio.

    Comanda o blog Conversando com os pais que estreou em julho de 2014. Em ritmo de Copa do Mundo, escreveu respondendo a uma pergunta: “você já pensou que este evento pode ser uma ótima oportunidade para educar seu filho para a cidadania?” e trouxe como resposta proposta de algumas maneiras de fazer isso. As abordagens do blog estão contempladas nas categorias bullying, comportamento, conversa com os pais, educação à distância, educação no Brasil, ferramentas para os pais, filosofia para crianças, formação de professores, novidades ou o que vem por aí, além de tecnologia e educação.

    Desenvolveu, com o apoio de fundações internacionais, projetos pioneiros na área da educação com tecnologias, como os CD-Roms “Educar para a Paz” e “Solidariedade”, voltados para a formação em valores. Estes materiais foram distribuídos gratuitamente para escolas públicas situadas em áreas de risco social, em países como Paraguai, Chile e Colômbia.

    Andrea criou, no Museu da República, o projeto Janela Educativa, com atividades na internet voltadas para aprender história do Brasil e para a formação do aluno como agente de mudança da história, todo inspirado no acervo do Museu.

    Em 20 anos atuando na educação escreveu mais de 20 livros. Colocamos a bibliografia completa da Andrea na ‘Linha do Tempo’. Junto com Silvina Ramal, escreveu os sete livros didáticos do programa, que foram distribuídos para mais de 100 mil estudantes brasileiros. Entre a obra publicada estão o de 2002, Educação na Cibercultura: Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem; Depende de você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso. Em espanhol, o Hacia un proyecto educativo común editado também no Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela e Paraguai. Um dedicado ao público infanto-juvenil O Menino e a Flor; o EAD com as novidades do ensino virtual, com o texto Educação à Distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade, no livro Educação à Distância: entre mitos e desafios e o texto Educação com Tecnologias Digitais: Uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional, no livro de Marco Silva (Org.), Educação OnLine – Teorias, práticas, legislação e formação corporativa. Tudo isso, além de livros-cursos de gestão, didática e português.

    Andrea Ramal é uma das fundadoras e diretora do ID Projetos Educacionais desde janeiro de 2001. Realiza conferências em eventos da área de educação, no Brasil e no exterior.

    Lançou em 2015 os livros o Redação Excelente – Para Enem e Vestibulares, editora Grupo Gen. Andrea trouxe para a obra os passos para se aprender tudo o que é necessário para fazer uma excelente redação. Entre estes passos: Como fazer uma introdução atraente? Como desenvolver as ideias?

    Comenta temas de educação no programa Encontro com Fátima Bernardes.

    Atua na produção de recursos digitais para o ensino superior. Nas horas vagas gosta de curtir seus cães, praticar esportes e tocar violão, compondo sambas e MPB.

     

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/1.html

    https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Feducacao%2Fblog%2Fandrea-ramal%2Fpost%2Fo-que-copa-pode-ensinar-ao-seu-filho.html

    https://www.facebook.com/AndreaRamal/info

    http://www.andrearamal.com.br/videos?page=7#sthash.TWd6Ya5w.dpuf

    https://www.facebook.com/AndreaRamal

    http://br.linkedin.com/pub/andrea-ramal/35/951/179

    https://twitter.com/Andrea_Ramal

    http://www.andrearamal.com.br/perfil#sthash.SdW9cO3s.dpuf