Anne Dias

    Anne Eliza Dias Machado nasceu em 7 de novembro de 1973, em Campo Grande, MS. É jornalista formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos/SP). Em março de 2004, defendeu tese de pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Especializou-se em mercado de ações em cursos da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
    Começou como jornalista no início de 1997 no Diário do Comércio, em São Paulo, SP, cidade onde sempre trabalhou: ?Eu era repórter de Economia e escrevia sobre a relação varejo/indústria, marketing, pequenas empresas, empreendedorismo, inflação?. Em março de 2000, assumiu a editoria Empresas & Negócios do jornal. Ficou no Diário do Comércio até abril de 2000, quando foi como repórter para a revista Vida Pessoal, lançada pela Editora Camelot em setembro de 1999.
    Em setembro de 2000, a Camelot lançou a revista Forbes Brasil e ela foi convidada a participar da nova publicação: ?Na Forbes, fui direto para a editoria de Negócios. Fiz várias capas, como o sucesso da Embraer, a saúde financeira da Gradiente e o estouro de vendas da C&A com a modelo Gisele Bündchen, entre outras?. Em 2002, passou a escrever para a Você S/A, da Editora Abril, e em 2003, para o Valor Econômico. Nesta época, escrevia também para a revista Exame.
    ?Em agosto de 2003, a Você S/A abriu processo para selecionar um jornalista para a vaga de repórter em finanças pessoais. Concorri com outras oito pessoas e depois de um mês com dinâmica de grupo, sugestão de dez pautas, redação, testes psicológicos, de caligrafia e inglês, passei. Comecei na revista em setembro de 2003, cobrindo, além de finanças pessoais, o mercado de trabalho de um modo geral?. Atuou também como editora e apresentadora na TV Ideal, da Editora Abril, a partir de maio de 2007, onde comandou os programas Fique Rico e Virou Case e ancorou o Jornal Ideal.
    Trabalha na webtv do portal UOL desde setembro de 2009, onde grava entrevistas em vídeo sobre finanças e é responsável pelas páginas Investimento e Finanças Pessoais. Com o marido José Gaspar, em 2011, criou a Ficta Filmes, produtora de cinema e televisão especializada em filmes de longa metragem e séries e ficção para o mercado nacional e internacional ? como a série Será que ela está me traindo?, exibida pelo Canal Brasil no mesmo ano. Faz, também, treinamento para executivos e organiza debates, além de ministrar palestras.
    Em 2004, Anne ganhou o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, na categoria Revista, com a matéria Produtividade – Até onde você aguenta?, sobre a alta carga de trabalho nos escritórios, publicada na revista Você S/A. Além dele, venceu dois prêmios Abril de Jornalismo e o Prêmio ANTF de Jornalismo 2006, promovido pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários, este pela matéria Carreira nos trilhos, também publicada na revista Você S/A.
    Joga capoeira duas vezes por semana: ?Levo isso a sério, como parte importante para manter minha saúde mental?.
    Atualizado em março de 2012.
    Fontes:
    Arquivo Jornalistas&Cia.
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).