Antero Greco

    Antero Greco nasceu em 2 de junho de 1955, em São Paulo (SP). Filho de italianos e lateral-direito, quis ser padre e jogador de futebol. Virou jornalista.
     
    Começou sua carreira em 1974, aos 19 anos, como revisor de O Estado de S.Paulo. Três anos mais tarde, foi promovido a repórter de Esportes. Nessa editoria, também exerceu as funções de chefe de Reportagem, repórter especial e editor assistente.
     
    Em 1989, trocou o jornal pela Agência Estado, do mesmo grupo editorial. Já em 1992, retornou ao “Estadão”, para ser editor de Esportes, cargo que ocupou até o final de 1993.
     
    Teve ainda uma breve passagem pelo extinto Popular da Tarde (em julho de 1989), pela Folha de S.Paulo (entre setembro e novembro de 1989) e pela TV Bandeirantes, onde participou das primeiras transmissões do Campeonato Italiano, em 1983, com o narrador Edgard de Mello Filho e o comentarista Pedro Luiz Paoliello.
     
    Entre janeiro de 1994 e dezembro de 2000, trabalhou no Diário Popular (atual Diário de S.Paulo), como chefe de Reportagem, editor assistente e colunista.
     
    Voltou ao Estadão no final de 2000 como colunista. Entre setembro de 2006 e dezembro de 2009 foi novamente editor de Esportes do jornal.
     
    Começou a comentar as transmissões de futebol da TVA Esportes em 1994, duas semanas após a criação do canal que, depois, se transformou na Espn Brasil. Em 2000, passou a fazer o SportsCenter com Paulo Soares
     
    Já participou, também, da bancada dos programas Linha de Passe e do É Rapidinho, na ESPN, este apresentado por João Carlos Albuquerque. Atua também, como comentarista, na rádio Estadão/Espn, desde abril de 2007, e mantém o blog Antero Greco – (Viramundo) Esportes daqui e de lá no portal Estadão.com.br, desde setembro de 2010. Em 2013, com Paulo Soares, passou a comandar o programa semanal Duetto, que traz os destaques do final de semana em formato informal e interativo, além de contar com a participação de convidados.
     
    Comentarista mais antigo do canal ESPN, é, ao mesmo tempo, um dos mais comentados. Segundo comunicado da emissora, “Antero Greco equilibra comentários sérios e ponderados com momentos muito bem-humorados, transformando o tradicional noticiário noturno em um programa sempre surpreendente”. 
     
    Cobriu todas as Copas do Mundo de Futebol desde 1978, além de outros certames internacionais como Copa América de Seleções, Copa Libertadores da América e Copa das Confederações.
     
    Foi finalista do Prêmio Comunique-se em 2010 e em 2011 na categoria Jornalista de Esporte Mídia Impressa por seu trabalho em O Estado de S.Paulo. Em 2011 foi um dos vencedores do Prêmio Aceesp na categoria Colunista, também pelo O Estado de S.Paulo; e em 2012 foi mais uma vez nome no prêmio Comunique-se na Categoria P&G do Jornalista de Esportes – Mídia impressa.

    Em março de 2013, atuante na cobertura de esportes norte-americanos na ESPN estreou no semanal Duetto, com Paulo Soares. A dupla que já comandava outra atração da casa, o Sportscenter.

    No time escalado para cobertura da Copa do Mundo no Brasil, 2014, pelo canal ESPN, Antero Greco, Juca Kfouri, João Máximo, e Fernando Calazans acompanharam todos os jogos da seleção brasileira. 

    Antero Greco é um dos profissionais a trazer sua opinião sobre o jornalismo esportivo na segunda edição, revista e atualizada, do livro  História do Lance! – Projeto e prática de jornalismo esportivo (egalaxia), em versão digital, que Mauricio Stycer lançou em agosto de 2015. Também fazem parte da obra José Geraldo Couto e Matias M. Molina, além de continuarem a fazer os comentários originais de Juca Kfouri, Luiz Henrique de Toledo e Sergio Miceli
     

    Segue em agosto de 2015 como comentarista do programa Sportscenter (ESPN Brasil) e também participa de jogos transmitidos pelos canais ESPN. Além disto, é colunista de O Estado de S.Paulo e tem blog Viramundo no site do jornal.

     
    Apaixonado por livros, possui biblioteca com mais de dez mil volumes.
     

    Foi eleito em 2015 entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.   

     
     
    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    Jornalistas&Cia – Edição 1012 – Agosto 2015

    Arquivo Jornalistas&Cia