Antônio Melane

    Antônio Carlos Melane Neves nasceu em Belo Horizonte, MinasGerais, em 25 de maio de 1949.

    Apaixonado por futebol, passou grande parte dasua carreira cobrindo o dia-a-dia do setor.

    Iniciou sua carreira em 1968, como repórter do cadernode Esportes do Jornal Diário da Tarde. Em 1975, foi transferido para o JornalEstado de Minas, também do Grupo Diários Associados, onde permaneceu na funçãode repórter, cobrindo mais os esportes especializados. Nessa época, também atuou comoredator na Rádio Capital.

    Entre 1980 e 1990, conciliava seu trabalho nojornal Estado de Minas, com o de assessor de imprensa em várias instituições eórgãos públicos, tais quais, o Centro Universitário Newton Paiva, Minas TênisClube, Secretaria Municipal do Trabalho, Secretaria do Governo de Minas Geraise Loteria Mineira.

    Em 1990, passou a se dedicar exclusivamente aojornal, onde permanece há mais de 35 anos e atua, hoje, como repórter setoristado Cruzeiro Esporte Clube.

    Já trabalhou em diversas coberturas de eventosesportivos, como campeonatos, competições, treinos, contratações, etc. Dentreas que marcaram a carreira, destacam-se: a decisão do campeonato brasileiro de1974, no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), em que o Cruzeiroperdeu a chance de ganhar o título em dois jogos contra o Vasco; a final docampeonato brasileiro de 1980, no Maracanã, em que o Atlético Mineiro foiderrotado pelo Flamengo. Um jogo marcante, com  o maior público  da história do estádio; a Copa do Mundo de1970, no México; os Jogos Panamericanos de 1987, em Indianápolis, em que o Brasilconseguiu uma vitória histórica sobre os Estados Unidos; sem contar asincontáveis coberturas de Fórmula 1 pelo mundo inteiro.

    Melane já foi considerado um dos jornalistas maispremiados de Minas Gerais. Já conquistou duas vezes o prêmio Fiat Allis, o primeiro,em 1983, com a matéria ?Automóvel, um brinquedo mágico para crianças de todasas idades?, e, o segundo, em 1985, com a matéria sobre a história da Packard, extintacompanhia de automóveis americana. Também ganhou dois Prêmios Itaú deJornalismo, um com uma matéria sobre a história do tênis mineiro, e outro, comuma reportagem sobre os ?Ball Boys?, ou boleiros (meninos que ficam na beira daquadra pegando a bola para os tenistas).

    Desde outubro de 2008,mantém o Blog do Melane, um espaço onde escreve sobre assuntos diversos. ?Emespecial a bola rolando no futebol, uma cortada no vôlei, uma cesta nobasquete. Tudo o que é esporte e a luta pela vitória?, como o própriojornalista define.

    Atualizado em 15 de fevereiro de 2012 – Portaldos Jornalistas/MG

    (http://www.dzai.com.br/blogantoniomelane/blog/blogdomelane

    Fonte: Informações fornecidas pelo própriojornalista.