Bertha Maakaroun

    Bertha Jeha Maakaroun nasceu em Belo Horizonte (MG). Começou a trajetória profissional em 1988, como repórter da editoria de Cidades do jornal Estado de Minas (MG). Durante cinco anos, mergulhou na vida de BH, com especial ênfase na cobertura da Câmara Municipal e da Prefeitura locais. No mesmo período, cursou o mestrado em Ciência Política no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP-Ufmg/MG). A tese Mídia e Decisão de Voto: Afinal a imprensa ganha a eleição? foi defendida em 1994, ano em que se mudou para a editoria de Política do jornal.
    A cobertura das eleições neste período foi particularmente estimulante para a jornalista, que era responsável por atender o Estado de Minas e a agência Meridional, enviando matérias para o Correio Braziliense (DF) e demais veículos do grupo Diários Associados. Em Minas, acompanhou a Caravana do Lula e o lançamento da candidatura de Fernando Henrique Cardoso. Sempre esteve em redação, participando de todas as coberturas das eleições municipais, estaduais e presidenciais.
    Em , iniciou, na Universidade Michigan (EUA), o curso de especialização em Métodos Quantitativos, Qualitativos e Análise de Dados, que concluiu em 2001.Posteriormente, vinculou-se à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG),onde começou a ministrar aulas e se envolveu em vários projetos como pesquisadora no campo da Comunicação Política.
    Das coberturas internacionais, destaca a série sobre a reconstrução do Líbano, em 1996, como a mais interessante. Em 2001, em conjunto com a editoria de Política do Estado de Minas, ganhou o Prêmio Esso da Região Centro-Oeste, com uma série de reportagens sobre os megassalários de deputados estaduais. Série que também rendeu à equipe o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Impresso.
    Em 2002, trabalhou em Brasília (DF) na cobertura do Congresso Nacional. Ao lado da carreira jornalística, seguiu com a carreira acadêmica. Em2004, começou a cursar o doutorado em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (Iesp-Uerj/RJ). A tese, defendida em 2010, chama-se Estratégias empregadas pelos eleitores para o processamento da informação sobre a política nas eleições presidenciaisde 2006.
    Já fez participações em programas relacionados à política na TV Alterosa e na rádio Guarani. Em anos eleitorais, é responsável pelo blog A Arte do Impossível, alocado no portal Dzaí. É repórter especial da editoria de Política do jornal Estado de Minas, onde, eventualmente, assina acoluna Em Dia com a Política.
    Atualizado em Janeiro/2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista