Camila Appel

    Camila Appel nasceu em São Paulo em 1° de junho de 1981. é formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, EAESP-FGV/SP, e mestre em Antropologia e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE), Londres, Reino Unido.

    Trabalhou com microcrédito no Unibanco e estagiou na ONU. Em 2009, estudou dramaturgia na New York University e passou a se dedicar à escrita teatral.

    Camila Appel estreou como escritora com o livro DoAvesso. A obra é uma fantasia sobre a busca da identidade. O protagonista é Samadhi Aipim que vive no mundo DoAvesso. Não é a história de um herói, nem de um anti-herói, e sim a história de um menino quase comum. Sua saga começa com a morte da mãe, momento em que, nos contos infantis, se dá o início da busca do eu. A obra foi considerada pela crítica como “uma desfabula” porque não propõe fins morais. “Instiga. Diverte. Desafia”. A linguagem usada por Camila traz a ótica cinematográfica. “É uma história não correta politicamente” (*). Lançada em 2007, editora Oficio das Palavras.

    Escreveu além do romance de ficção científica, escreveu peças teatrais, como as já encenadas A Pantera (2009), lançada em livro pela Editora Giostri (2014) e Véspera (2011), também em livro pela Editora Giostri (2014). A peça A Pantera – estreou em Junho de 2011 no SESC Pinheiros Direção Marco Antônio Braz.

    A tragicomédia “Véspera” é a segunda peça de Camila e, encenada sob a direção de Hudson Senna. O espet&amamp;aacute;culo centra-se no absurdo das relações familiares em um tempo dominado pela tecnologia. A peça estreou em maio de 2012 no Teatro Itália.

    Assina na Folha de S.Paulo, o blog Morte sem tabu. No post de 5 de fevereiro de 2015, Camila escreveu que “Odete Lara (falecida no dia anterior) foi uma inspiração para o blog “Morte sem Tabu”. A ideia surgiu ao ler um depoimento seu onde dizia que a morte é o próximo tabu a ser quebrado na nossa sociedade, depois do sexo. Ela morreu dormindo, de infarto, aos 85 anos, numa clínica de repouso no Rio de Janeiro, onde passou seus últimos dias”.

    Mantém o site http://www.camilaappel.com/ com informações sobre a sua obra. A capa dos livros está na ‘Galeria’ deste perfil.

    É filha da dramaturga e pedagoga brasileira Leilah Assumpção.

     

     

    Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://vejasp.abril.com.br/blogs/dirceu-alves-jr/2012/06/30/camila-appel-e-a-tentativa-de-uma-linguagem-propria-em-vespera/

    http://mortesemtabu.blogfolha.uol.com.br/2015/02/04/odete-lara-a-bela-em-busca-da-paz/

    (*) Comentários da revista Veja.

    https://www.facebook.com/camila.appel