Carlos Marcelo Carvalho

    Carlos Marcelo Carvalho nasceu em João Pessoa (PB), em 2 de dezembro de 1970. Vive em Brasília (DF) desde 1985. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB/DF).
     
    Iniciou a carreira profissional como repórter da rádio Cultura FM, em Brasília. Posteriormente, foi promovido a gerente de Jornalismo, função que exerceu até 1994. Entre 1992 e 2011, também atuou no Correio Braziliense, do grupo Diários Associados (DA). Nessa época, chegou a ser repórter de Música, editor de praticamente todos os cadernos, incluindo a Primeira Página, e a ocupar o cargo de diretor executivo do jornal.
     
    Em 2005, foi agraciado com o Prêmio Esso de Primeira Página, com o trabalho Mais quatro anos…, referente à reeleição de George W. Bush como presidente dos Estados Unidos. A capa rendeu vários elogios por parte de leitores e jornalistas. Também foi finalista, na mesma categoria, das edições do prêmio de 2006, 2008 e 2011, com as capas Acabou, Como fica Cuba sem Fidel e O ano que não queremos reviver, respectivamente.
     
    Foi convidado, em 2011, a assumir o cargo de editor chefe do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte (MG), onde permanece desde então. Promoveu a reforma gráfica e editorial do jornal, com revezamento de funções e da equipe.
     
    Dentre as coberturas que lhe marcaram a carreira, destacam-se a cobertura do Festival de Woodstock de 1994, em comemoração ao 25º aniversário do festival original, e os trabalhos e edições realizadas na época da tragédia do 11 de setembro.
     
    É autor dos livros Nicolas Behr: Eu engoli Brasília (Do Autor, 2003) e Renato Russo, o Filho da Revolução (Agir, 2009), em que traz informações inéditas e interessantes sobre o líder da banda Legião Urbana e maior ídolo do rock brasileiro.
     
    Amante do rock, é um dos criadores do programa Cult 22, da rádio Cultura FM (DF), que produziu e apresentou durante cinco anos. Foi produtor e apresentador do Idea Nova, dedicado às novidades do indie rock que, desde 2001, virou quadro semanal do próprio Cult 22. É, ainda, autor da série A História do Rock de Brasília, publicada na eevista Showbizz.
     
    Carlos Marcelo Carvalho assumiu em junho de 2015 como diretor de Redação do Estado de Minas.
     
     
     
    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
     
    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/carlos-marcelo-carvalho-novo-diretor-redacao-estado-minas
     
    Informações iniciais conferidas pelo próprio jornalista