Carmen Guerreiro

    Carmen Guerreiro, paulistana, faz aniversário em 13 de agosto. É bacharel em comunicação social, jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, concluído em 2007. Fez vários outros cursos em complementação acadêmica, entre eles, em 2012 o de Design Thinking e Artes Aplicadas pela instituição; e The Startup Pitch, Empreendedorismo, em 2013, ambos pelo NovoEd, Educação on-line com sede em San Francisco, Califórnia. Também concluiu os cursos: Inovação e comunicação, Comunicação, em 2013, e Estudos da Mídia, e Análise de Cidades, Arquitetura e Urbanismo, em 2014, pela Escola São Paulo.

    No Museu da Imagem e do Som, MIS/SP, fez dois cursos em 2014: Fotografia digital, Cinema, Vídeo e Fotografia, e, Edição de vídeo, Cinema, Vídeo e Fotografia.

    A trajetória na imprensa começou como repórter na consultoria especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade, Ideia Sustentável, em setembro de 2006.  

    Entre outubro de 2008 e dezembro de 2009 foi editora e repórter da Revista Sustenta!. A partir de junho de 2008 acumulou funções como repórter freelancer na Editora Segmento, onde por mais de cinco anos foi colaboradora das revistas Educação, Escola Pública, EI – Educação Infantil, Ensino Superior, Guia da Boa Escola e Guia da Educação a Distância.

    Por quatro meses em 2011 incluiu ainda na rotina a produção do Prêmio Cláudia (Editora Abril) como repórter freelancer.

    Atuou na produção de conteúdo relacionado à Copa do Mundo e a projetos de responsabilidade socioambiental em parceria com a Liberty Seguros, além da tradução de textos do português para o inglês na Editora de branded content –  F451, a partir de novembro de 2012.

    Na Editora Segmento entre julho de 2012 e março de 2013 foi assistente interina da Revista Língua Portuguesa. Ainda na revista passou a repórter em 2013.

    Também pela Segmento seguiu como editora do portal Guias de Educação até abril de 2015, e, editora web do site da empresa até setembro do mesmo ano.

    Em agosto 2013 Carmem recebeu o convite da jornalista Ruth de Aquino no site da revista Época para participar do blog coletivo A arrogância segundo os medíocres. No primeiro post Carmen comemorou o convite: “ Foi muito legal receber o convite da, e achei que seria mais do que justo começar minha participação por aqui postando o texto que fez com que o AnsiaMente, meu blog pessoal, chamasse a atenção das pessoas. Aí vai:”

    Ela começou o blog &amamp;ldquo;despretensiosamente” no início de 2012 para “questionar aquilo que a maioria afirma sem parar para pensar”. Com o AnsiaMente concluiu que “tem muita gente que também anda incomodada por aí. E mais uma porção que se incomoda com os incomodados, como eu. ”

    Ela se define como a “garota enxaqueca”. Com experiência de nove anos como repórter e editora, escreve há oito sobre educação e há seis sobre sustentabilidade e possui trabalhos mais pontuais sobre cultura. Ao longo dos anos se especializou em mídias digitais e em conteúdo para a web e em fotografia digital e edição de vídeo.

    Segue em outubro de 2015 na edição do site da revista Educação. Carmen é idealizadora e co-fundadora do Formiga.me, (por cidades que façam sentido), criado no segundo semestre de 2014, iniciativa dividida com a jornalista Fernanda Carpegiani.

    Elas explicam no post de apresentação que o Formiga.me “é um site de conteúdo sobre iniciativas que transformam espaços públicos de cidades no mundo inteiro. Falamos de boas ideias que melhoram a vida do cidadão urbano: nosso objetivo é inspirar mais pessoas a fazer o mesmo em suas comunidades”. Ela sugere que o internauta assista o vídeo e entenda o projeto.

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.youtube.com/watch?v=6XU3JcD2nSY

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/carmen-guerreiro-fernanda-carpegiani-lancam-formiga-me

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ruth-de-aquino/noticia/2013/08/arrogancia-segundo-os-mediocres-carmen.html

    https://www.linkedin.com/pub/carmen-guerreiro/45/780/a2b