Cassiano Elek Machado

    Cassiano Elek Machado estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ciências sociais, na Universidade de São Paulo (USP), ao mesmo tempo, de 1993 a 1996. Aprimorou sua formação em Espanhol e Estudos Ibéricos na Universidade Complutense da Espanha/Madrid em 2001.

    Foi repórter, redator e editor do caderno de cultura Ilustrada, do jornal Folha de S.Paulo, onde esteve por dez anos na primeira passagem pela redação paulista do jornal. De 1996 a 2005, escreveu mais de dois mil artigos e ensaios sobre a cultura (artes visuais, literatura, música, cinema).

    Como editor-chefe da revista Trip, supervisionou as matérias editoriais nos anos de 2005 e 2006 em São Paulo/SP.

    Mudou-se para o Rio de Janeiro. Participou da equipe inaugural da Revista Piauí onde foi repórter e editor, entre 2006 e 2008.

    No período, acumulou por oito meses a função de curador do programa da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty/Rio em 2007.

    O festival contou com a participação de mais de 40 grandes escritores de 11 países, incluindo dois vencedores do Prêmio Nobel (JMG Le Clézio e Nadine Gordimer) e autores talentosos, como Amos Oz, Will Self e Kiran Desai. Cassiano também coordenou o programa de franja, que inclui exibições de filmes relacionados, teatro e concertos. A direção e produção do programa demandou atividades de janeiro a agosto de 2007.

    Por mais de quatro anos foi responsável pela seleção de títulos a ser publicado pela Cosac Naify, editora instalada em São Paulo desde junho de 1997.

    Como diretor da equipe editorial supervisionou a produção final de cerca de 90 títulos por ano. Além de coordenar as atividades de comunicação com a imprensa, Cassiano participou feiras de livros nacionais e internacionais, incluindo Frankfurter Buchmesse, London Book Fair, Livro Digital Mundial de Nova York, Salone Internazionale del Libro em Turim, de Mois la Photo-Paris e Fotoseptiembre-Ciudad del México. Foi diretor editorial de fevereiro de 2008 a abril de 2012.

    Desde setembro de 2012 está na Folha de S.Paulo, atualmente como editor de Ilustríssima.

    Dono de uma incrível sensibilidade, expressa esse talento em textos e imagens. Vide a participação dele no lançamento do blog Entretempos na página da Folha.

    Além do trabalho como jornalista, Cassiano é tradutor dos livros infantis Pato!Coelho, de Amy Krouse Rosenthal, lançado em 2010, e Não é uma Caixa, de Antoinette Portis (2012).

     

     

     

    Fontes:

    http://www.linkedin.com/profile/view?id=45853557&authType=OPENLINK&authToken=

    entretempos.blogfolha.uol.com.br/2012/12/…/de-dentr

    http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/1348/Cassiano-Elek-Machado.aspx