Clara Averbuck

    Clara Averbuck Gomes nasceu em 26 de maio de 1979 em Porto Alegre (RS).

    Começou pela literatura, publicando textos na internet. Em junho de 1998 escreveu pela primeira vez para a Não-til, revista digital da Casa de Cinema de Porto Alegre. Um ano depois, tornou-se colunista do CardosOnline, um fanzine na internet, descontinuado em 2001.

    Em julho de 2001 mudou-se para São Paulo, onde começou a escrever sua primeira novela, Máquina de pinball (Editora Conrad, 2002). Em setembro de 2001 criou o blog “brazileira!preta”, que chegou a ter mais de 1.800 acessos diários. Em maio de 2006, voltou a manter um blog, desta vez chamado AdiósLounge.

    A partir de então, publicou mais dois livros: Das coisas esquecidas atrás da estante (Editora 7letras, 2003), e Vida de gato (Editora Planeta, 2004).

    Em 2003, Máquina de Pinball ganhou adaptação para o teatro, roteirizado por Antônio Abujamra e Alan Castelo. Em 2006/2007, junto com o diretor cinematográfico Murilo Salles e com as roteiristas Elena Soárez e Melanie Dimantas, produziu o filme Nome Próprio, com Leandra Leal no papel principal.

    Além de dois livros em andamento – Eu Quero Ser Eu (novela infanto-juvenil) e Cidade Grande no Escuro (crônicas)- lançou o livro-LP de tiragem limitada Nossa Senhora da Pequena Morte, em parceria com a artista gráfica Eva Uviedo, pela Editora do Bispo (2008). O livro, que reproduz páginas escritas à mão ou datilografadas, vem dentro de capas clássicas de long-plays (LPs).

    É redatora de humor do Portal R7 e faz um programa diário com Alessandra Siedschlag, do blog “Ex-Tricô”.

    Teve várias bandas, entre elas Jazzie& Os Vendidos, com a qual chegou a fazer turnê por diversos estados do Brasil.

     

    Última atualização: 02/2012 – Portal dos Jornalistas

    [Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarah_Averbuck; http://entretenimento.r7.com/blogs/ex-trico]