Clarinha Glock

    Clarinha Glock é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e pós-graduação em nível de especialização no curso Comunicação para Conflitos e para a Paz pela Universidade Autônoma de Barcelona (2010).

    Trabalhou na Rádio Bandeirantes, no Jornal Zero Hora, no período de 1989 a 2000 e no Jornal Boca de Rua, em Porto Alegre (RS). O Boca de Rua circulou de 2000 a 2007, um jornal feito e vendido por pessoas em situação de rua, no qual Clarinha atuou como supervisora.

    Desde 2000 é repórter da Unidade de Resposta Rápida do Projeto Impunidade/Crimes contra a Imprensa da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

    É coautora do livro Mapa de Riscos para Jornalistas publicado pela SIP em 2006.

    Jornalista freelance, escreve sobre direitos humanos, educação, saúde e meio ambiente e atua em projetos de comunicação alternativa e história oral.

    Assina o blog Pedaços de mim (Ideias & Experiências) e de acordo com o post de apresentação o blog começou como um espaço de recuperação da experiência vivida por Clarinha no jornal Boca de Rua. Segundo as explicações dela “com o tempo, foi se ampliando para abrigar um registro das experiências ao longo do trabalho e da vida. A partir de 2013, ganhou mais uma função: ser um depositário de dicas e orientações sobre Leitura Crítica da Mídia”.

    Está entre os palestrantes do 6º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, edição em que o comitê irá discutir a proteção dos jornalistas (CPJ) e Abraji as ameaças à liberdade de imprensa no Brasil e procedimentos de segurança na cobertura jornalística. Promovido pela revista e Portal IMPRENSA, o fórum será realizado em seis de maio, em Brasília (DF).

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/clarinha-glock/30/5b7/b74

    http://claraglock.blogspot.com.br/

    http://abraji.org.br/?id=120&acao=detalhepalestrante&palestrante_id=289

    http://www.sipiapa.org/portfolio/clarinha-glock/