Claudio Versiani

    Fotógrafo desde 1978, Cláudio Versiani, mineiro de Belo Horizonte, é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-Minas.

    Foi editor de fotografia do Correio Braziliense e repórter fotográfico de Veja, IstoÉ e O Globo. Depois de uma temporada de cinco anos em Nova York, onde coeditou a revista eletrônica sobre fotografia PicturaPixel.com.

    Mora desde 2008 em Barcelona, Catalunha, no nordeste da Espanha; atuando como fotógrafo freelance e assina uma coluna no site Congresso em Foco.

    Seu trabalho já lhe rendeu vários prêmios nacionais e internacionais, como o Líbero Badaró, o Nikon Awards e o Prêmio Abril de Fotojornalismo. De acordo com o jornalista Ricardo Setti, em sua coluna: "Claudio já atuou em lugares tão diferentes como o Líbano em guerra civil, a Somália conflagrada, a Guatemala miserável e o centro do mundo, Nova York, onde viveu oito anos. Perfeccionista e versátil, Claudinho tem um olhar muito agudo e pessoal para a sede do poder no Brasil — Brasília — e seus personagens".

    No website congressoemfoco Versiani assina a coluna Extra pauta. Sobre ele o site comentou de sua participação em maio de 2006: “Embora tenha como principal objetivo cobrir o dia-a-dia do Congresso Nacional e da política brasileira, o Congresso em Foco sempre procurou se ligar no que acontece em outras áreas e lugares. Daí a existência da coluna Extrapauta, a cargo do jornalista Cláudio Versiani. Multimídia, Versiani envia de Nova York textos e fotos sobre fatos temas os mais diferentes.

    Pode ser um personagem interessante, uma análise precisa das trapalhadas de Bush, assuntos do cotidiano (como o clima natalino em NY, um dia de praia à americana) ou uma impressionante nevasca. O que não muda é a facilidade com que Versiani alia sensibilidade e técnica ao redigir e ao fotografar. Nesta semana, em que ele completa um ano no Congresso em Foco, dividimos com os leitores o privilégio de rever algumas das imagens que ele produziu nesse período. De quebra, fotos inéditas da tempestade de neve que atemorizou Nova York em fevereiro deste ano. 

    Por meio das lentes de Versiani, conhecemos personagens como Guilherme Castro, um brasileiro de 31 anos, que sobreviveu aos atentados ao World Trade Center, no fatídico 11 de setembro. O colunista reproduziu o relato, em primeira pessoa e com impressionante riqueza de detalhes, desse sobrevivente, que viu uma bela manhã de verão se transformar em uma das datas mais trágicas da história”.] Vencedor do Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2009, o site Congresso Em Foco experimenta, desde o seu lançamento (em fevereiro de 2004), crescimento constante e acentuado da sua audiência e influência, segundo o Google Analytics.

    Mantém o blog que assina com o próprio nome e que é apresentado como: “Muito mais que um Blog”. É uma galeria de fotos com abordagem em temas diferenciados e imagens de vários países e temas, traz o portfólio do fotógrafo e apresenta jornalistas e demais personagens enquadrados em uma moldura de quadros, trazendo para as imagens uma sintonia. A série em preto e branco, vale o passeio: http://www.claudioversiani.com.br/

    Faz parte do projeto Foto em Pauta, que depois de oito anos de sucesso criou em 2011 um Festival de Fotografia na cidade de Tiradentes, interior de Minas Gerais. No primeiro semestre 2014, já na 4ª edição, o festival foi realizado entre o carnaval e a semana santa.

    “O festival, conta Versiani, tem atividades ministradas por grandes nomes da fotografia no Brasil e no mundo. Produzimos exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local”.

    Conheça mais sobre o trabalho de Cláudio Versiani acessando o site: http://cversiani.com.

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://fotoempauta.com.br/projeto/

    http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/claudio-versiani/

    http://congressoemfoco.uol.com.br/category/noticias/

    http://congressoemfocodev.clientes.ananke.com.br/opiniao/colunistas/um-ano-de-fatos-e-fotos-inesqueciveis/