Cristiana Lôbo

    Cristiana dos Santos Mendes Lôbo, assina Cristiana Lôbo, nasceu em Goiânia (GO), faz aniversário em dois de fevereiro.  Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ainda estudante, começou a escrever para a Folha de Goiás. Em 1978, foi contratada como estagiária, para a editoria de Política.

    Em 1979, foi para a sucursal do jornal O Globo, em Brasília, onde ficou  dois anos. Ali foi repórter de vários Ministérios e isso lhe deu uma visão detalhada de cada pasta do governo.

    Em 1984, passou a fazer a cobertura do Congresso Nacional. Foi assim que ficou conhecendo a fundo o trabalho de cada parlamentar. Dois anos depois, Cristiana tornou-se assistente de Tereza Cruvinel e passou a escrever na coluna Panorama Político do jornal O Globo.

    Em 1992, trabalhou com Ricardo Boechat. Nesse mesmo ano, assumiu uma coluna  no jornal O Estado de S.Paulo, onde ficou até 1998. Em seguida, passou para a Globo News, com o programa Fatos e Versões, que trata dos bastidores de Brasília.

    Os colegas a chamam de Loba. Um dos furos que deu foi a saída de Pérsio Arida do Banco Central. Por cobrir o Palácio do Planalto durante muito tempo,  já acompanhou várias viagens de presidentes, como a de João Baptista de Figueiredo à África, a de José Sarney à China, a de Fernando Collor à Portugal e a de Fernando Henrique Cardoso à Índia.

    Em 2011, sagrou-se finalista do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista Nacional Mídia Eletrônica, por sua atuação na Globo News.

    Foi eleita em outubro de 2014 entre os ‘+ Admirados Jornalistas Brasileiros. Repetiu o feito e subiu no ranking classificando-se entre os eleitos para o Top 50 (11º a 50º lugares) da edição 2015. Nesta edição conquistou também o 4º lugar entre os ‘TOP 10’ da Regional Centro-Oeste, ou seja, entre os melhores jornalistas na cobertura dos acontecimentos políticos diretamente de Brasília. Realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, a votação é feita dois turnos, abrange um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações.  Nesta segunda edição da premiação foram recebidas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional.

    Cristiana segue em 2015 como colunista do G1, o portal de notícias da Globo, comentarista de política da GloboNews, participa do programa ‘Em Pauta’ e âncora do ‘Fatos e Versões’, sobre os bastidores da politica, economia e Judiciário em Brasília. É também comentarista do ‘Jornal das Dez’, da Globo News e do Hora Um da Notícia, da TV Globo. 

    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    http://g1.globo.com/politica/blog/cristiana-lobo/1.html

    http://www.palestras.com.br

    Arquivo LPress/Engel Paschoal

    Jornalistas&Cia Sp804A (julho/2011)