Daniel Fernandes

    Daniel Fernandes é bacharel em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM/SP, concluído 1998. É pós-graduado em Ciências do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/SP, entre 2010 e 2011. Iniciou em 2015 pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP, curso de Gestão Empresarial com previsão de conclusão em 2016.

    Na imprensa diária começou em fevereiro de 1998 no Diário do Grande ABC como repórter da editoria Setecidades. Em junho de 2000, passou a ser repórter na Gazeta Esportiva, em São Paulo. Durante quatro anos cobriu os principais clubes de São Paulo, além de ter feito a cobertura da seleção brasileira de futebol.

    Em junho de 2004, se tornou repórter da editoria de economia do Jornal da Tarde, onde mais tarde assumiu como chefe de reportagem e realizou a coordenação da equipe de profissionais que atuavam na editoria de economia do JT. Participou da elaboração do projeto 'Pauteiro/Produtor', que visava facilitar a rotina de trabalho da reportagem com a pré-apuração de matérias pela chefia de reportagem.

    Em 2011, assumiu o projeto multiplataforma do grupo Estado voltado para pequenas e médias empresas brasileiras. O projeto ficou conhecido como Estadão PME, que inclui a formatação de boletins de rádio sobre o mesmo assunto e a atuação como âncora do programa Estadão PME Entrevista. O programa vai ao ar todos os sábados na rádio Estadão FM 92,9. Faz parte do Grupo Estado desde 2004, completando 11 anos em 2015.

    Entre as atividades de Daniel Fernandes estão a edição do site e do Blog do Empreendedor que também tratam do universo dos pequenos empreendimentos e da elaboração de estratégias de atuação nas redes sociais para o mesmo produto.

    O blog está no ar desde dezembro de 2012 e tem como meta apresentar o cotidiano da pequena e média empresa “como você nunca viu antes”. Participam da idealização e produção do blog, além de Daniel, os jornalistas Gisele Tamamar, Renato Jakitas e Luis Fernando Bovo.

    Desde 2011 faz parte, também, da equipe que produz o Encontro PME, projeto que reúne grandes empresários para compartilhar experiências e vivências com donos de pequenos negócios. Os encontros são mensais e possibilitam uma conversa aberta para respostas de dúvidas dos empreendedores.

    Em junho de 2015 o 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo escolheu Daniel Fernandes como um dos homenageados ao Jornalista Parceiro do Empreendedor, por sua atuação como editor do Estadão PME.

     

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://radio.estadao.com.br/colunistas/

    http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/

    https://br.linkedin.com/pub/daniel-fernandes/62/4/451