Demetrio Vecchioli do Prado

    Demetrio Vecchioli do Prado é são-roquense, cidade de São Roque, SP, faz aniversário em 26 de dezembro. Formou-se em Jornalismo em 2007 na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo. Continuou na Cásper Líbero e em 2011 concluiu o curso de Marketing.

    Começou a trajetória no programa No Vestiário em fevereiro de 2004. Dirigiu o programa de novembro de 2005 a março de 2007, inclusive durante a Copa do Mundo da Alemanha. “Até outubro de 2007, fiz de tudo: locutor, produtor, apresentador. Criei ainda o Café no Vestiário, projeto que abriu espaço para alunos do primeiro ano de jornalismo da Cásper Líbero tomarem gosto pelo rádio”, recorda-se no texto do LinkedIn. O programa era transmitido pela Rádio Gazeta AM. Na mesma época foi também estagiário por um ano da Rádio Gazeta Universitária. Produzia, apresentava, editava e fazia reportagens em três edições diárias, de uma hora cada, do Jornal Universitário, vencedor do XIII Expocom na categoria Radiojornal. Pela rádio Gazeta FM participou da cobertura ao vivo do Carnaval-2006 de São Paulo. Manteve as atividades até outubro de 2007.

    No mesmo período foi repórter de campo em transmissões de futebol da rádio Estância FM (São Roque).  

    No jornalismo corporativo atuou na MVL Comunicação em outubro de 2006. Ficou na agência por quatro meses período em que colaborou com o gerenciamento da Crise da empresa aérea Gol, ocasionada pela queda de um avião, em 2006. Para atender a demanda de notícias produzia relatórios diários para a sala da crise e atendia a imprensa. “Ao fim da tensão, montei parte do case depois muito premiado” diz.

    Como coordenador de comunicação e militante participou da coligação O futuro depende da nossa gente vencedora das eleições municipais de 2008 em São Roque. Teve como responsabilidade toda à área de comunicação e absorveu funções de coordenação política e planejamento estratégico. A coligação elegeu prefeito – Efaneu Godinho, com 76% dos votos válidos – e oito de dez vereadores. Atuou na coligação de junho a outubro de 2008.

    Em 2008, criei em São Roque-SP, com um sócio, a Merlot Comunicação, oferecendo basicamente serviços de assessoria de imprensa e planejamento de comunicação. Nela, atendi mais de uma dezena de clientes, das áreas de educação, indústria têxtil, publicidade e turismo, entre outros. Foram quase três anos de empenho principalmente na área de assessoria de comunicação da empresa.

    Por mais de um ano, entre 2009 e 2010 foi responsável pelo conteúdo jornalístico do site Guia São Roque.

    Trabalhou por mais de um ano como assessor de comunicação na Risco Zero Eventos. Montou, com um sócio, um plano de comunicação para fazer do First Class Fight o principal evento de MMA do país. Na primeira edição (FCF III), conquistou mais de 50min de mídia espontânea em TV aberta. Continuou na assessoria de comunicação das duas edições seguintes.

    Criou e editou um suplemento de esportes para o jornal O Democrata, em São Roque. Desde 2010, realiza anualmente com o jornal O Democrata, uma pesquisa de lembrança espontânea de marcas em São Roque e região. O projeto que deu origem a premiação e ao suplemento foi desenvolvido por Demetrio.

    Na época, diz “colaborei ainda com o jornal laboratório Esquinas SP, produzindo reportagem especial com Diogo Mainardi, destaque de capa da edição vencedora do XIII Expocom na categoria Jornal Impresso.

    No portal Universo Online, UOL, foi colaborador na editoria de esportes durante todo o ano de 2010, produzindo relatos de partidas de futebol, notas diversas, e editando homes internas. Ficou no portal entre fevereiro e dezembro de 2010.

    De volta às eleições em 2012, como militante, foi coordenador geral da coligação Juntos, um Só Coração, também em São Roque. Além da responsabilidade por toda a comunicação, também participou ativamente da coordenação política e estratégica. A coligação não conseguiu eleger prefeito e fez seis de 15 vereadores.

    Em 2011 Demetrio editou um livro paradidático com a compilação da série São Roque de Outrora, escrita por Joaquim Silveira Santos e publicada semanalmente em jornal local, a obra escrita em 1940 auxilia professores em sala de aula quanto à disseminação da história da Terra do Vinho. Reimpresso e vendido em parceria com o jornal O Democrata.

    De acordo com Vecchioli as únicas alterações feitas na obra original são a divisão em 15 partes, “unicamente para facilitar a leitura”, a adequação ortográfica com o uso das novas normas, notas de rodapé que colocam o leitor a par do contexto da época em que o livro foi escrito, a elaboração de uma bibliografia, com referência nas frases citadas por Silveira Santos e a introdução de fotografias. O jornalista contou para o jornal local que sempre teve vontade de escrever sobre a história de São Roque, porém quando conheceu a obra de Silveira Santos percebeu que seria mais sensato readaptar a história que já existia do que escrever uma nova. O livro foi entregue à rede de ensino em novembro de 2011.

    Elaborou ainda um novo título Brasil, o País do Basquete que conta em detalhes as conquistas do basquete masculino brasileiro no período áureo do esporte no Brasil, que foi bicampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico, nos anos 50 e 60. Para preparar a obra Demetrio fez mais de 80 entrevistas. O livro foi finalizado para publicação em 2012, com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A demora na obtenção de recursos atrasou e paralisou o projeto.

    Em junho 2013 finalizou o livro São Roque Clube – a história de uma sociedade a ser lançado pelo São Roque Clube nas comemorações dos completa 50 anos de fundação do clube.

    Desde fevereiro de 2011 Demetrio segue como redator de Esportes da Agência Estado, trabalhando com produção online

    Assina o blog Olimpílulas, alojado no site do Estadão, desde dezembro de 2013, com comentários gerais sobre esporte.

     

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://blogs.estadao.com.br/olimpilulas/amodio-compete-pela-franc/

    http://br.linkedin.com/in/demetrioprado

    http://www.guiasaoroque.com.br/colunistas/colunista.asp?id=5

    http://www.saoroque.sp.gov.br/noticias/impressao.asp?id=2044