Denis Rosenfield

    Denis Lerrer Rosenfield nasceu em 21 de novembro de 1950 em Porto Alegre (RS). É graduado em Filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México em 1972, onde em 1976 defendeu a monografia sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel. Obteve o doutorado em Filosofia pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1982, a tese apresentada – Política e Liberdade em Hegel – transformou-se em livro e foi publicado em português, espanhol e francês.

    Em 1999 realizou o pós-doutorado na Ecole Normale Supérieure de Fontenay-St.Cloud, na França, pesquisando a relação entre o pensamento de Hegel e o de Hobbes.

    Denis Rosenfield deu ênfase, ao longo de seus estudos acadêmicos, principalmente a temas como Filosofia política, Ética, Metafísica, Filosofia alemã e Filosofia moderna. Foi cofundador do Instituto Millenium, criado em 2005 para disseminar uma visão de mundo baseada no liberalismo econômico (ou uma visão de “direita moderna”).

    É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1982. Como pesquisador atua no I-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É consultor de análise política para empresas, grupos financeiros, associações empresariais e partidos políticos.

    Tem livros e artigos acadêmicos publicados em português, francês e espanhol. Entre os mais de 20 livros que publicou é autor dos títulos: Descartes e as peripécias da razão (Iluminuras, 1996), Hegel, a moralidade e a religião (Zahar, 2002), Retratos do mal (Jorge Zahar, 2003), A democracia ameaçada (Topbooks, 2006), Reflexões sobre o direito a propriedade (Campus Jurídico, 2007), O que é democracia (Brasiliense, 2009) e Justiça, democracia e capitalismo (Campus jurídico, 2010). A lesta completa dos livros lançados por ele estão na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

    Articulista dos jornais O Estado de S.Paulo, O Globo  – onde assina a coluna de Política – além de ser editor da revista Filosofia Política.

    Em janeiro foi escolhido para fazer parte do time de articulistas do jornal Zero Hora. A partir de 16 de fevereiro estreia com uma coluna semanal, às 3as.feiras, sobre Política.

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://oglobo.globo.com/opiniao/denis-lerrer-rosenfield-/

    [email protected]

    http://www.institutomillenium.org.br/author/denisrosenfield/

    http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-impeachment,10000004745